Canada

O Canadá possui uma política de imigração bastante favorável, principalmente no que se refere aos jovens estudantes, por isso, é um dos países mais procurados tanto para programas de High School quanto para programas universitários.

É possível encontrar no país desde paisagens cosmopolitas e urbanas até montanhas nevadas, florestas centenárias e lagos com águas azul-esmeralda. As paisagens naturais e os jogos de inverno acabam sendo dois grandes atrativos da região.

É possível verificar outras informações sobre ele através do site do Governo Canadense no Brasil.

 

RANKING

O Canadá possui um excelente sistema educacional e, constantemente, aparece nas listas dos rankings universitários internacionais. No ranking de 2020 da Times Higher Education, por exemplo, o país possui 5 das suas instituições de ensino superior entre as 100 melhores do mundo.

Além disso, de acordo com o USNews, o Canadá lidera o ranking mundial de qualidade de vida e é o terceiro país mais aberto para novos negócios no mundo.

 

SISTEMA EDUCACIONAL

Assim como no Brasil, no Canadá o Ensino Fundamental é composto por alunos entre 6 e 14 anos, e no Ensino Médio as idades vão de 15 a 18 anos. Porém, o início do ano letivo é diferente do nosso, inicia em setembro e finaliza em junho.

A educação é responsabilidade de cada província, ou seja, podem existir pequenas diferenças entre as normas educacionais das diferentes regiões do país.

Em relação ao Ensino Superior, existem diversos fatores positivos os quais fazem com que esse país seja referência para alunos internacionais. Um deles é o valor das matrículas e semestralidades, que está abaixo do valor cobrado por outras instituições de países falantes da língua inglesa.

Além disso, como o país é bilíngue, consequentemente, os alunos possuem a possibilidade de aprender ou desenvolver as habilidades nos idiomas inglês e francês.

Outra vantagem é o fato de que os estudantes podem obter uma autorização para trabalhar legalmente, tanto dentro do campus universitário, como fora. Geralmente, esta autorização é para carga horária de 20h semanais durante o período letivo e 40h nas férias e breaks (intervalos de aproximadamente 15 dias).

 

CULTURA

Sendo um país multiculturalista desde 1971, todas as formas de manifestação cultural são toleradas e respeitadas pelo governo canadense. Esse é um fator muito importante para o estudante internacional porque é uma forma de garantir o acolhimento e bem-estar de diferentes povos.

Os canadenses são apaixonados por esportes, dentre os mais populares estão: hockey no gelo, basquete, lacrosse e golfe. Por ser um país com baixas taxas de crime, ter cidades extremamente limpas e ser um ótimo lugar para se viver, é muito comum que a prática de esportes seja feita nas ruas e ao ar livre, principalmente no verão.

Em termos gastronômicos, o ícone do país é o maple syrup – xarope de bordo, com textura semelhante ao mel de abelhas, esse xarope é extraído da seiva da árvore cuja folha decora a bandeira canadense. Outro prato bastante popular é o poutine, que nada mais é do que batata frita com queijo e molho, claro, que produzidos de maneira diferenciada.