16/12/2019

ERASMUS MUNDUS: BOLSAS ABERTAS PARA ESTUDAR NA EUROPA!

 

Na busca por bolsas de estudo,é possível que você tenha ouvido falar sobre o Programa Erasmus Mundus. Trata-se de um programa de cooperação internacional, criado em 2004 e financiado pela Comissão Europeia, que permite a mobilidade de alunos que estejam no ensino superior. Graças às bolsas de estudo, pesquisadores e estudantes de todo o mundo podem realizar um intercâmbio ou ter, até mesmo, sua formação completa em algumas das melhores universidades europeias. Atualmente, o programa está recebendo inscrições para diversos programas de mestrado com bolsa integral. Confira!

 

Como funciona o programa?

Atualmente, o programa Erasmus Mundus está recebendo inscrições para uma série de programas de mestrado na Europa. A lista completa de programas pode ser visualizada no catálogo que ele oferece. Por lá, é possível filtrar por área de estudo, países de destino, universidades de destino, duração dos programas (de acordo com o número de créditos) e ano de ingresso.

Muitos dos programas incluem disciplinas em universidades de países diferentes da Europa. Dessa forma, é possível que o estudante consiga estudar em diferentes países ao longo do mesmo mestrado. Cada programa tem suas próprias bolsas e, de modo geral, as bolsas cobrem:

- Anuidade do curso;

- Auxílio-instalação;

- Auxílio-viagem (para quando o programa acontece em diferentes países);

- Ajuda de custo mensal.

O que é preciso para se candidatar?

Cada programa tem seus requisitos específicos, por isso, é muito importante ler muito atentamente o edital para não cometer nenhum erro. Mas de uma maneira geral para se candidatar para as bolsas Erasmus para mestrado na Europa é necessário

  • Ter proficiência em inglês comprovada por TOEFL ou IELTS (na maioria dos cursos)
  • Não ter terminado a última formação há mais de cinco anos
  • Ter graduação completa (no geral, ela precisa ser na área do curso pretendido)
  • Não estar morando na Europa há mais de 15 meses até o início do curso (para concorrer às bolsas)

Além disso, é válido lembrar também que o prazo para as inscrições também varia de acordo com o programa. Mas em geral, ele vai até dezembro ou janeiro de cada ano - neste caso, 2020.

#DicaGlobeducar

Gostou da oportunidade, mas ainda não se sente pronto? Talvez seja uma ótima oportunidade de preparar sua candidatura, já que o programa abre todos os anos. Entendemos que este processo pode ser bem desafiador e, a fim de te ajudar, o Globeducar em parceria com o ABA oferece um serviço de assessoria personalizada com o propósito de te ajudar a preparar a melhor candidatura possível. Clique aqui para entrar em contato e saber mais!

Quer saber mais? 

Você pode conferir mais detalhes sobre o programa no SITE OFICIAL