07/02/2020

HOLANDA ABRE INSCRIES PARA BOLSAS EXCLUSIVAS PARA BRASILEIROS

 

 

Se você é estudante de graduação, pós-graduação ou MBA e pensa em fazer um curso no exterior, esta é uma excelente oportunidade! O programa Orange Tulip Scholarships, que oferece anualmente bolsas de estudos para brasileiros na Holanda, já está com suas inscrições abertas para o ano letivo de 2020/2021. O prazo para as inscrições variam de acordo com cada instituição, mas de modo geral, variam entre fevereiro e maio.

Como funciona o programa?

A Holanda tem um dos cinco melhores sistemas de ensino superior do mundo, segundo o ranking Times Higher Education. Doze de suas universidades estão entre as 200 melhores do mundo. O país fica atrás apenas dos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, em número de instituições na lista. Assim, as bolsas concedidas pelo governo holandês beneficiam alunos de graduação, mestrado e MBA. No Brasil, a Nuffic Neso, fundação que ajuda interessados em ter uma experiência acadêmica nos Países Baixos, administra desde 2012 o Orange Tulip Scholarship Brazil.

Para essa edição, mais de 80 bolsas estarão disponíveis. Os cursos para os quais o apoio financeiro é oferecido são das áreas de Artes, Ciências Biológicas e Saúde, Exatas, Tecnológicas e Humanas.  O auxílio pode ser integral ou, em outros casos, funcionar em forma de descontos no valor da anuidade – sendo que algumas universidades também oferecem uma ajuda de custo de até 50 mil euros para se manter na Holanda.

O que é preciso para se candidatar?

Podem participar do Orange Tulip Scholarship Brazil 2020 candidatos que:

  • Tenham cidadania brasileira; 
  • Demonstrem excelente desempenho acadêmico e tenham obtido grau necessário para cursar o programa desejado;
  • Possuir fluência escrita e oral em inglês e esteja, atualmente, em processo de admissão – ou já admitido – em alguma instituição de ensino superior holandesa, que seja participante do programa de bolsa. 

Neste caso, interessados que também tenham cidadania em algum país europeu e também aqueles que já estiverem estudando ou trabalhando na Holanda  não podem concorrer às bolsas.

São mais de 20 instituições participantes, portanto os critérios de seleção variam conforme a universidade escolhida, mas alguns materiais frequentemente exigidos são:

  • Tradução juramentada, para o inglês, do(s) diploma(s) e histórico(s) escolar(es);
  • Certificado de proficiência em inglês, apresentando a pontuação obtida. São aceitos os testes: TOEFL iBT (oficial, não o institucional) ou IELTS (acadêmico);
  • Currículo mais recente, escrito em inglês;
  • Carta de motivação, em inglês;
  • Carta de recomendação;
  • Cópia autenticada do passaporte;

É importante lembrar que, em sua maioria, é necessário primeiro candidatar-se ao curso desejado e, em seguida, fazer a inscrição para as bolsas. Ao longo do processo, também será necessário enviar outros documentos, incluindo um formulário de inscrição.

Lembrando que as inscrições vão até, no máximo, maio de 2020. Também neste mês começarão a ser divulgados os resultados parciais da seleção, segundo o cronograma oficial. Os resultados finais serão divulgados até 17 de junho de 2020.

#DicaGlobeducar

 Fique atento ao prazo estabelecido por cada universidade para a qual você está se candidatando e finalize o processo de admissão para o Orange Tulip Scholarship impreterivelmente até a data limite definida pela instituição (entre fevereiro e maio). As inscrições podem ser feitas no site da Nuff Neso Brazil, fundação responsável pelo programa por aqui no Brasil. 

Quer saber mais?

Você pode conferir mais detalhes sobre a universidade no SITE OFICIAL

Conhecer a lista completa de UNIVERSIDADES PARTICIPANTES BEM AQUI

Aplicar para bolsa  ATRAVÉS DESTE LINK ONLINE