26/01/2018

Jornalistas: Oportunidade de bolsas para programa no Canad

Você é jornalista e busca por uma experiência transformadora na sua carreira? Que tal ir para Alberta, no Canadá, e participar de uma residência em jornalismo literário? Então conheça a Banff Centre for Arts and Creativity, que oferece bolsas para cursar um programa de quatro semanas (2 a 28 de julho) na Colônia Leighton de Artistas.

O programa de um mês de residência em um dos Estúdios da Leighton Artists permite que os escritores desenvolvam seus manuscritos, recebam consultas individuais com professores e participem de mesas redondas. Os trabalhos desenvolvidos neste programa já foram publicados em jornais renomados, incluindo o The Globe and Mail, The Walrus e The Atlantic, e algumas obras já ganharam prêmios da National Magazine e National Newspaper Awards.

Qual são os benefícios do programa?

O programa incentiva a exploração de novas ideias em jornalismo e escrita prática. Ao colocar os participantes em um ambiente planejado para desafiar e estimular a criatividade, este programa tem como objetivo inspirar o desenvolvimento de peças criativas. Durante as quatro semanas de residência, uma série de reconhecidos escritores e editores convidados estarão disponíveis para sessões de conversação e reuniões com os participantes.

O programa tem um investimento de 4.375,10 dólares canadenses, cobrindo custos do programa, acomodação e alimentação. Entretanto, para os que necessitam de ajuda financeira, existe a possibilidade de ganhar uma bolsa integral que cobre as taxas do programa, custos de viagem e concede um prêmio de 2.000 dólares canadenses para o trabalho produzido durante a residência.

Quais são os requisitos?

Este programa foi planejado para escritores que procuram uma oportunidade de desenvolvimento profissional em uma comunidade de colegas com a orientação de um escritor ou editor experiente, pois cada participante prepara uma obra longa (5.000-10.000 + palavras). Para se candidatar, é necessário ser um profissional que já tenha tido textos publicados em revistas, jornais ou revistas literárias. O programa é aberto a escritores de ficção e não-ficção, jornalistas, críticos, curadores, artistas e acadêmicos.

Como se inscrever?

Até o próximo dia 28/fev, os interessados devem acessar o site do Banff Centre para preencher o formulário online, submeter os materiais e documentos requeridos e preencher o formulário de solicitação da bolsa. São exigidos documentos como Currículo, Portfólio, Descrição do Projeto e Formulário do pedido de bolsa.

Realize sua inscrição na plataforma online disponível para o programa. Não deixe de participar desta incrível oportunidade! Em caso de dúvidas, basta entrar em contato pelo e-mail “Registrar_LiteraryArts@banffcentre.ca”. 

Caso você tenha se interessado no programa, conte conosco para ser orientado(a) pelo nosso escritório Globeducar, onde poderemos te auxiliar no processo de candidatura para as bolsas do Banff Centre for Arts and Creativity.