07/05/2018

ONU premia afrodescendentes para curso na Sua

 

Programa Anual de Bolsa para afrodescendentes
Curso sobre Direitos Humanos em Genebra, na Suíça

Como parte das celebrações da Década Internacional de Afrodescendentes (2015 – 2024), a Organização das Nações Unidas (ONU) está oferecendo o Fellowship Programme for People of African Descent – programa que permite aos participantes uma oportunidade intensiva de aprendizagem para aprofundar sua compreensão do sistema de direitos humanos, instrumentos e mecanismos das Nações Unidas, com foco em questões de particular relevância para os afrodescendentes.

O programa permitirá que os participantes contribuam melhor para a proteção e promoção dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais dos afrodescendentes em seus respectivos países. O curso sobre Direitos Humanos ocorrerá em Genebra, na Suíça de 19 de novembro a 7 de dezembro de 2018. A bolsa cobre passagens aéreas de ida e volta (classe econômica) do país de residência para Genebra; seguro saúde básico; e uma ajuda de custo para cobrir acomodação e outras despesas durante o programa.

Quem pode participar?

Alguns requisitos básicos são exigidos:

  • Ter ascendência africana;
  • Ter no mínimo 4 anos de experiência profissional relacionada aos direitos afrodescendentes;
  • Ter domínio suficiente do idioma inglês para poder participar integralmente do programa;
  • Estar disponíveis para participar da duração total do programa;
  • Trabalhar em uma organização que lida com questões relacionadas a afrodescendentes ou direitos de minorias (e comprovar por carta);

No processo seletivo, será considerado o equilíbrio regional e de gênero, bem como será levado em conta a situação dos direitos humanos dos afrodescendentes nos respectivos países dos candidatos e candidatas.

Como se candidatar?

Com o assunto Application for the 2018 Fellowship Programme for People of African Descent, os candidatos devem enviar os seguintes documentos em um único e-mail para: fracandescentfellowship@ohchr.org:

  • Curriculum Vitae
  • Formulário de Inscrição preenchido, assinado e escaneado em um único documento;
  • Carta de motivação (máximo de 500 palavras) que explique o propósito do candidato na participação do programa e como usará o conhecimento adquirido do curso para promover os interesses e direitos dos afrodescendentes;
  • Carta oficial da organização ou comunidade no qual trabalha;
  • Cópia do passaporte do requerente.

Além disso, os arquivos devem ser nomeados da seguinte forma: SOBRENOME nome – Tipo de documento. Por exemplo, SMITH Jacqueline – Curriculum ou SMITH Jacqueline – Passport, e o prazo para inscrição é até 1 de junho de 2018.

Saiba mais sobre o programa no site oficial (clique aqui). Não deixe de participar desta incrível oportunidade! Caso você tenha se interessado no programa, conte conosco para ser orientado(a) pelo nosso escritório Globeducar, onde poderemos te auxiliar no processo de candidatura para o Programa Anual de Bolsa para afrodescendentes das Nações Unidas.