23/08/2018

Comisso Fulbright oferece 75 bolsas para brasileiros nos EUA

A Comissão Fulbright Brasil está oferecendo 75 bolsas nos Estados Unidos para brasileiros estudarem ou pesquisarem no país. As oportunidades são oferecidas para aqueles que são formados em Letras, professores universitários de diversos campos ou aqueles que se encontram no mestrado ou doutorado.

 Desde 1946, ano de sua criação, o programa já concedeu mais de 370 mil bolsas de estudo, pesquisa e ensino a cidadãos norte-americanos e de outros 150 países. O projeto chegou ao Brasil em 1957.

Em 2018, são ofertados oportunidades em 10 programas diferentes, todos com o prazo de inscrição até o dia 23 de setembro.  Conheça os quatro programas com maior número de oferta de bolsas:

 Bolsas de doutorado sanduíche nos EUA

Para poder participar da seleção é necessário ter projetos de pesquisa para serem desenvolvidos, parcialmente, nos EUA, já que a bolsa tem duração de nove meses. 30 bolsas estão disponibilizadas.

 Para conferir o edital e se inscrever, acesse: https://fulbright.org.br/edital/doutorado-nos-eua/

 Programa FLTA:

O programa Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) é voltado a brasileiros com licenciatura ou bacharelado em língua portuguesa e/ou inglesa para dar aulas de português nos EUA por até 9 meses. São ofertadas 20 bolsas.

Para acessar o edital e se inscrever, clique: https://fulbright.org.br/edital/flta/

 Professor e Pesquisador Junior

Os 10 candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos e seminários para a pós-graduação em Instituições de Ensino Superior ou Centros de Pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três a quatro meses.

 O edital deste programa se encontra no link: https://fulbright.org.br/edital/programa-professor-pesquisador-visitante-junior/

 Professor e Pesquisador Visitante

Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 10 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas e/ou ministrar palestras em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Edital disponível em: https://fulbright.org.br/edital/professorpesquisador-visitante/

Para conhecer os outros programas e acessar seus editais, confira no site oficial

Para quem se interessou pela oportunidade, nós do Globeducar podemos te ajudar nesse processo de aplicação! Clique aqui para entrar em contato e tirar suas dúvidas!