02/05/2019

CANAD QUER MAIS TRABALHADORES ESTRANGEIROS

O Canadá estabeleceu a meta de receber 1 milhão de trabalhadores imigrantes até 2021. O objetivo foi fixado pelo próprio Parlamento Canadense para os próximos três anos. A proposta é receber 330 mil estrangeiros neste ano, 241 mil no próximo e 350 mil em 2021.

No plano, o Ministério da Imigração, Refugiados e Cidadania explica a necessidade desses trabalhadores imigrantes. “Com uma população envelhecendo e com baixas taxas de fertilidade, a imigração desempenha papel importante em assegurar que a população e a força de trabalho continuem a crescer”, indica o relatório do parlamento canadense. A reposição de trabalhadores é importante inclusive para a sustentabilidade previdenciária. Em 2012 país tinha 4,2 trabalhadores para cada aposentado e projeta que essa relação chegue a 2 para 1 até 2036.

Apesar da meta elevada, o país busca por um perfil específico e qualificado de imigrantes. Dentre os imigrantes, 93% deles têm conhecimento de inglês ou francês, por exemplo, de acordo com dados do ministério. Além disso, analisando imigrantes entre idades de 35 e 64, cerca de 40% possuem graduação - taxa, inclusive, maior quando comparada à dos próprios canadenses.

Portanto, para aqueles que desejam trabalhar no Canadá, é importante ressaltar o sistema de pontos que o país adota para a imigração. É feita uma avaliação na qual, cada estrangeiro que deseja emigrar para o país, a fluência em idiomas, educação e capacidade profissional são avaliadas e pontuadas.

 

Fonte: Revista Brasil Canadá