18/06/2019

INSCRIES ABERTAS PARA PROGRAMA JOVENS EMBAIXADORES 2020

 

Você estudante de Ensino Médio, já pensou em participar de uma experiência transformadora nos Estados Unidos com jovens de todo o Brasil? A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil promove a décima oitava edição do Programa Jovens Embaixadores. A partir do  25 de junho de 2019, as inscrições serão abertas e estudantes do ensino médio público de todo o Brasil têm a chance de concorrer a um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. O programa existe desde 2003 e já levou mais de 500 alunos da rede pública brasileira para diversos estados do país. 

Qual o perfil de um Jovem Embaixador?

O programa busca os alunos brasileiros que são exemplos em suas comunidades, possuem um perfil de liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. Na 18ª edição o programa traz uma importante mudança,  Ao atingir a maioridade, essa iniciativa focará em jovens protagonistas/líderes que estão buscando resolver um problema na sua comunidade por meio de iniciativas inovadoras, empreendedoras e criativas.  Uma vez que esses jovens já possuem um forte perfil de liderança, a ideia é ajudá-los na construção de uma base sólida para que eles deslanchem e se transformem em empreendedores sociais bem sucedidos e prontos para enfrentar . 

 

Como funciona o programa?

Com a mudança mencionada acima, a programação nos Estados Unidos em janeiro de 2020 incluirá boas práticas de empreendedorismo social, escolas ‘Maker’, start-ups, bem como outros projetos inovadores e concentrará suas atividades em exemplos de soluções criativas para problemas que encontramos à nossa volta.  Ao longo da sua jornada como Jovem Embaixador, os selecionados desenvolverão uma proposta de solução para um problema em sua comunidade tomando como base sua experiência nos Estados Unidos. 

Para isso, os selecionados viajam em janeiro para o programa de três semanas nos Estados Unidos. Naquele país conhecem a capital e seus principais pontos turísticos, visitam seus estados-anfitriões, participam de reuniões com organizações do setor público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem. Para participar, basta iniciar o processo de inscrição no Facebook Oficial do Programa ou no site oficial.

A ABA Global Education, por ser um centro binacional, participa de vários projetos ligados à relação bilateral entre os Estados Unidos e o Brasil. Dentre eles, participamos do processo de seleção do Programa Jovens Embaixadores em parceria com a Secretaria de Educação de Pernambuco. Se você é de Pernambuco, está participando da seleção e possui alguma dúvida, mande um e-mail para globeducar@abaweb.org que nós te ajudamos!