09/07/2019

TOEFL X IELTS: QUAIS AS DIFERENAS?

 

TOEFL ou IELTS? Qual a diferença? Qual o melhor pra mim? Se você um dia já se fez alguma dessas perguntas, puxa uma cadeira porque esse post é pra você! Todo estudante que deseja fazer graduação, pós-graduação ou, talvez, algum intercâmbio fora do país precisa comprovar o domínio do idioma que é usado no país de destino. No caso dos países de língua inglesa, as provas de proficiência comumente requisitadas e amplamente aceitas são o Test of English as a Foreign Language (TOEFL) e o International English Language Testing System (IELTS). 

O TOEFL é todo feito via internet (o TOEFL iBT) em um centro aplicador, como a ABA. Sua nota vai de 0 a 120, entretanto 61 é o mínimo exigido. Neste ponto, é importante ressaltar que cada instituição vai pedir uma pontuação específica, normalmente maior que a nota mínima. O teste tem validade de dois anos e é aplicado várias vezes ao ano, e você pode conferir no próprio site.

Já o IELTS, criado pela Universidade de Cambridge, é administrado pelo British Council e é realizada por centros aplicadores. Sua nota vai de 0-9 pontos, e o mínimo exigido é 6 pontos, mas também a depender da instituição de destino, a nota exigida pode ser maior. A prova é dividida em dois módulos, um chamado de Academic Module - voltado a candidatos de graduação e pós-graduação; e o outro que é o General Training Module - voltado a profissionais. 

Ambas as provas testam as quatro habilidades na língua inglesa: reading (leitura e compreensão), writing (escrita), speaking (oral) e listening (compreensão auditiva), porém cada uma delas apresentam estruturas diferentes, por isso é fundamental entender bem para que você possa escolher qual a melhor opção para você na hora de comprovar o seu inglês. 



Confira abaixo as principais diferenças entre os dois testes:



IELTS

TOEFL

LISTENING

Duração: 30 minutos. Esta seção do teste é composta de 40 questões, divididas em 4 diferentes seções.

LISTENING

Duração: 60 a 90 minutos. Nessa parte do teste, você ouvirá cerca de 4-6 diálogos, de 3 a 5 minutos cada e irá responder entre 30 e 50 questões a respeito deles.

READING

Duração: 60 minutos para responder 40 questões. Nesta seção são três textos com cerca de 1.500 a 2.500 palavras, com questões em diferentes formatos: múltipla escolha, respostas curtas, preenchimento de espaços, entre outros.

READING

Duração: 60 a a 100 minutos. Nesta parte lerá entre 3 a 5 textos acadêmicos, cada um com aproximadamente 700 palavras, e irá responder entre 36 a 70 questões sobre eles. 

SPEAKING

Duração: 11 a 15 minutos. É composta de uma entrevista oral na forma de conversa entre o candidato e um examinador treinado pela Universidade de Cambridge.

SPEAKING

Duração: 20 minutos. É todo feito por meio de uma gravação pelo computador.

WRITING

Duração: 60 minutos. Duas redações serão feitas pelo candidato, e requerem análise de gráficos, tabelas ou até mesmo diagramas. A argumentação é o ponto chave!

WRITING

Duração: 50 minutos no total. São feitas duas redações, uma em reposta a uma leitura ou conversa gravada, e outra redação apoiando uma opinião sua.

 

E aí, deu pra entender um pouco mais? Conhecer bem a estrutura dos testes e treinar especificamente para eles pode ser o grande diferencial no seu resultado, e a ABA pode te ajudar nisso! No segundo semestre temos turmas do curso preparatório para as provas - para mais informações, entre em contato através dos número 3427-8814/8815/8816.