20/06/2017

TOEFL iBT ou TOEFL ITP?

Durante o processo de admissão para universidades estrangeiras e até para programas de pós-graduação em instituições brasileiras, são exigidos de muitos estudantes o TOEFL - Test of English as a Foreign Language, em suas versões iBT ou ITP.

Mas não é tudo a mesma coisa? Não! Apesar de serem oferecidos pela mesma instituição, o ETS Testing Service, o TOEFL iBT e TOEFL ITP têm várias diferenças. Vamos dar uma olhada nelas?

- DAS FINALIDADES

O TOEFL iBTInternet-Based Test – é um exame que tem o objetivo de avaliar o potencial individual dos candidatos em nível acadêmico, ou seja, o uso da língua inglesa voltado para o ingresso em uma universidade de um país em que o inglês é normalmente a primeira língua, e até mesmo para instituições como agências governamentais, empresas e programas de estudo que exigem o teste. Por outro lado, o TOEFL ITP - Institutional Testing Program - atende a instituições, geralmente em nível nacional, que buscam uma forma mais simples de avaliar o nível de competência na língua inglesa de seus estudantes ou funcionários. O teste é também requerido para comprovação de nível de inglês para as Bolsas da Comissão Fulbright, bem como em alguns processos de admissão para programas de pós-graduação no Brasil.

- DAS HABILIDADES EXIGIDAS

Enquanto que no TOEFL iBT são exigidas as quatros habilidades linguísticas – reading, listening, speaking e writing – a nível acadêmico, o TOEFL ITP vai avaliar apenas duas dessas habilidades – reading (gramática, vocabulário e compreensão textual) e listening.

Como visto, as seções de reading e listening são comuns às duas modalidades do exame: Reading se refere a capacidade do candidato de ler e compreender textos, e o Listening exige a compreensão de trechos de diálogos e palestras em áudio. Para ambos os testes, estas habilidades são apresentadas através de questões objetivas.

O Speaking, bem como o Writing, aperecem apenas no TOEFL iBT. O primeiro requer do candidato a expressão oral da língua em um tempo delimitado, enquanto que o writing, a escrita.

-DOS FORMATOS DE EXAME

Para o TOEFL IBT, a duração média do teste é de quatro horas e consiste em quatro seções:

  1. Reading | Composto por 3-5 textos contendo de 12 a 14 perguntas para cada um deles | Duração de 60 a 100 minutos
  2. Listening | Composto por 4-6 discursos (6 questões para cada um deles) e 2-3 conversas (5 questões para cada uma) | Duração: 60 a 90 minutos

 - INTERVALO OBRIGATÓRIO DE 10 MINUTOS –

  1. Speaking | Composto por 6 perguntas: 2 independentes e 4 integradas
  2. Writing | Composto por 2 redações: 1 integrada (20 minutos) e 1 independente (30 minutos)

Para o TOEFL ITP, é de aproximadamente duas horas e meia e consiste em três seções:

  1. Listening Comprehension - mede a capacidade de compreensão da língua inglesa por meio de diálogos curtos e longos e de pequenas conversas e palestras - Duração: 35 minutos
  2. Structure and Written Expression - mede a capacidade de reconhecimento do inglês padrão em sua forma escrita - Duração: 25 minutos
  3. Reading Comprehension - mede a capacidade de leitura e compreensão de textos curtos em nível acadêmico - Duração: 55 minutos

 - DOS RESULTADOS

Os resultados de ambos os testes são repassados aos candidatos em até dez dias da realização da prova.

A diferença é que no TOEFL ITP, os candidatos recebem uma declaração eletrônica de resultado. Nesse caso, os testes são corrigidos em São Paulo e o resultado impresso é enviado para o centro aplicador, por correio regular, de 7 a 10 dias úteis após o envio do score eletrônico.

Os resultados do TOEFL IBT, por outro lado, são divulgados no site oficial -através da conta pessoal do candidato - em até 10 dias da realização da prova. Caso o candidato solicite o envio do score report impresso, ele é enviado para o endereço da conta do site em aproximadamente 6 semanas, sendo este também o prazo de envio para as instituições de ensino superior receptoras, escolhidas antes da realização do teste.

Onde posso realizar o teste TOEFL IBT ou ITP?

Você pode conferir os centros aplicadores de todo o Brasil para o ITP aqui e para o iBT aqui. Inclusive, o GlobEducar administra ambos os testes TOEFL, bem como outros testes internacionais de proficiência em língua inglesa. O GlobEducar fica localizado na ABA Global Education – Av. Conselheiro Rosa e Silva, 1510 - Aflitos, em Recife. Estamos disponíveis para tirar quaisquer dúvidas e oferecer mais informações sobre testes padronizados através do e-mail testes@abaweb.org.