26/12/2017

Oportunidades de voluntariado nas Naes Unidas

Já considerou ser voluntário para a Organização das Nações Unidas? Isso é possível através do programa United Nations Volunteers (UNV) – Voluntários das Nações Unidas – que atua em mais de 130 países pelo mundo e é administrado pelo PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

O objetivo do UNV é de contribuir para a paz e o desenvolvimento através do voluntariado em todo o mundo. O programa conta com o trabalho de instituições parceiras para promover o valor e o reconhecimento global do voluntariado. Com sede em Bonn, Alemanha, a UNV conta com mais de 7.000 voluntários trabalhando pelo mundo.

Quais são as possibilidades?

São inúmeras vagas de voluntariado, que vão desde projetos online até atuação em campo nos países assistenciados pelo programa. As 4 principais categorias para trabalho voluntário na ONU são:

  • UN Youth Volunteer;
  • Volunteer Abroad;
  • Volunteer In Your Country;
  • Volunteer Online.

 Se você pensa em se voluntariar fora do Brasil, confira conosco as duas primeiras oportunidades:

UN YOUTH VOLUNTEER

A categoria para Jovens Voluntários das Nações Unidas dispõe aos participantes iniciativas que abordem desenvolvimento e paz em todo o mundo. Jovens de 18 a 29 anos têm a oportunidade de trabalhar na linha de frente de operações de campo sobre política, desenvolvimento e humanitárias.

Como Jovem Voluntário da ONU, é possível trabalhar com Direitos HumanosMudanças ClimáticasSaúdeDesastres AmbientaisConstrução da PazEngajamento Cívico e outras áreas – tanto diretamente com as agências das Nações Unidas quanto com organizações parceiras. É uma oportunidade única de provocar mudanças no mundo através do voluntariado ainda jovem.

As vagas podem variar de 6 a 24 meses, dependendo do trabalho voluntário. Para se candidatar a esta categoria não há um registro geral: Todas as vagas da UN Youth Volunteer são anunciadas na sessão de Special Calls do website da UNV

VOLUNTEER ABROAD

Para se voluntariar no exterior com a ONU, a candidatura é feita pelo Global Talent Pool, onde os perfis do Talent Pool são combinados com as vagas oferecidas pelas agências parceiras da ONU - aproximadamente 2.000 vagas são abertas por ano. O primeiro passo, antes de tudo, é determinar se você atende aos requisitos mínimos:

  • Ter no mínimo 25 anos de idade (sem limite de idade superior);
  • Possuir diploma universitário ou diploma técnico superior;
  • Pelo menos dois anos de experiência profissional relevante em um ambiente profissional;
  • Bom conhecimento profissional de inglês, espanhol ou francês;
  • Compromisso com os valores e princípios do voluntariado;
  • Capacidade de trabalhar em um ambiente multicultural;
  • Vontade de trabalhar com pessoas e organizações locais;
  • Capacidade de se ajustar em condições de vida difíceis e, às vezes, em locais remotos;
  • Fortes habilidades interpessoais e organizacionais.

 O período de trabalho geralmente é de 6 a 12 meses, podendo ser estendido de 1 para 2 anos. Algumas das áreas em que é possível a atuação são Desenvolvimento e Gerenciamento de Projetos (desenvolvimento comunitário, meio ambiente, monitoramento e avaliação); Assuntos Jurídicos (direitos humanos, proteção, reinstalação, reintegração, repatriamento, determinação do status de refugiado, proteção da criança); Ciência políticaEngenhariaSaúde; entre outros.

Achou interessante? Confira as perguntas frequentes (FAQ) sobre Voluntariado no exterior com a ONU. Na próxima parte deste artigo, traremos mais informações sobre Volunteer In Your Country & Volunteer Online.