02/01/2018

Voluntariado na Organizao das Naes Unidas (pt.2)

A Organização das Nações Unidas (ONU) oferece diversas oportunidades de voluntariado em todo o mundo. Através do programa United Nations Volunteers (UNV) – Voluntários das Nações Unidas – a ONU promove o objetivo de contribuir para a paz e o desenvolvimento através do voluntariado em todo o mundo, atuando em aproximadamente 130 países e sendo administrado pelo PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Por que ser voluntário na ONU?

São 4 as principais razões para participar do programa UNV:

  • Valores: Os voluntários internacionais da ONU promovem a paz e o desenvolvimento em comunidades do mundo todo, compartilhando os ideais e as aspirações das Nações Unidas;
  • Multiculturalismo e diversidade: Os voluntários internacionais da ONU são oriundos de 160 países, representando muitas culturas e origens, trazendo uma ampla variedade de perspectivas e abordagens.
  • Impacto: Sua atividade durante o voluntariado internacional da ONU terá um impacto tão duradouro que seus efeitos podem se estender muito além dos resultados imediatos.
  • Experiência e networking internacional: Como voluntário internacional da ONU, você aprenderá sobre diferentes culturas, expandirá suas redes, estudará línguas estrangeiras e ganhará experiências profissionais e de vida incomparáveis.

Quais são as possibilidades?

São inúmeras vagas de voluntariado, que vão desde projetos online até atuação em campo nos países assistenciados pelo programa. Confira conosco as 4 grandes categorias para trabalho voluntário na ONU:

  • UN Youth Volunteer;
  • Volunteer Abroad;
  • Volunteer In Your Country;
  • Volunteer Online.

Se você pensa em se voluntariar sem sair do país, confira essas oportunidades:

VOLUNTEER IN YOUR COUNTRY

Você gostaria de contribuir para seu próprio país e trabalhar com outros como você, que desejam acelerar o desenvolvimento de sua nação e promover a paz? Como voluntário nacional da ONU, servindo com uma agência das Nações Unidas, você terá um impacto positivo na sua pátria enquanto trabalha junto com pessoas de todo o mundo, incluindo voluntários internacionais e outros profissionais das Nações Unidas.

Os requisitos para se candidatar às vagas são:

  • Não existe um perfil típico para um voluntário nacional da ONU. Cada missão nacional de voluntariado da ONU é única e cada uma tem seus próprios requisitos específicos.
  • Os voluntários nacionais da ONU são encarregados de uma grande variedade de papéis e seus locais de destino variam de capitais a pequenas aldeias.
  • A idade mínima para um voluntário nacional da ONU é de 22 anos e não há limite de idade superior. É necessário um nível mínimo de educação superior e competência profissional.
  • Tornar-se um voluntário nacional da ONU também é possível para estrangeiros residentes de forma legal no país anfitrião com status de refugiados ou apátridas (se permitido de acordo com as leis nacionais).

 Condições de Serviço:

  • Os voluntários nacionais da ONU recebem uma ajuda de custo para sustentar um estilo de vida básico, adequado e seguro. Esta ajuda varia de um local para outro, dependendo dos custos de vida local.
  • No entanto, todos os voluntários nacionais da ONU no mesmo local recebem o mesmo valor, independentemente da idade, qualificações e experiência.
  • Um valor único de ajuda de custo auxilia o voluntário a atender a despesas iniciais no momento da chegada ao posto de trabalho.
  • Os abonos de viagem e remessa são pagos caso a caso, dependendo da localização do posto de trabalho.

Para se candidatar a esta categoria de voluntariado basta acompanhar o anúncio das vagas, onde são anunciadas na sessão de Vacancies for national UN Volunteers do website da UNV.

 

 VOLUNTEER ONLINE

A plataforma de voluntariado online permite que os voluntários desenvolvam suas habilidades e assumam novos papéis de impacto global. As organizações colaboram com pessoas de diferentes origens de todo o mundo e se tornam parte de uma comunidade global que compartilha o objetivo de promover o desenvolvimento humano.

 O serviço de Voluntariado Online do UNV conecta as organizações que trabalham para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) com voluntários dispostos a contribuir para o progresso global usando seu tempo e habilidades online. Milhões de voluntários em todo o mundo - profissionais, estudantes, aposentados - estão trabalhando todos os dias para avançar o desenvolvimento. São diversos os tipos de trabalho voluntário online, como por exemplo em Tradução, Escrita e edição, Arte e Design, Ensino e treinamento, Liderança e estratégia, Organização comunitária, Serviços de saúde, Gestão de voluntários, e muito mais.

Como é o processo de inscrição?

  1. Registre-se como voluntário na plataforma de Voluntariado Online da UNV.
  2. Uma vez registrado, você pode começar a procurar oportunidades imediatamente. Se inscreva em todas as oportunidades que lhe interesse.
  3. A organização que oferece a oportunidade de voluntariado faz sua seleção entre os candidatos. Se você for selecionado, parabéns - comece a fazer a diferença imediatamente!
  4. Depois de concluir sua tarefa, envie um formulário de feedback informando sobre sua experiência. Você precisará disso para receber ...
  5. ... seu bem merecido certificado de reconhecimento pelo seu trabalho elaborado pela organização com a qual você se ofereceu.

 Achou interessante? Confira as perguntas frequentes (FAQ) sobre Voluntariado no seu país com a ONU. Na primeira parte deste artigo, nós falamos sobre UN Youth Volunteer & Volunteer Abroad.