Quais os testes de proficiência em inglês mais famosos?

Quais os testes de proficiência em inglês mais famosos?

A gente já conversou sobre testes de proficiência por aqui e sobre alguns bons motivos para realizá-los. Mas agora, qual fazer?

 

Separamos aqui pra você os testes de proficiência em inglês mais famosos (e mais aceitos ao redor do mundo) para conhecer um pouco mais.

 

TOEFL iBT

Com certeza, o mais conhecido é o TOEFL iBT – mais de 35 milhões de pessoas já realizaram o teste . Também pode ser considerado o mais aceito, já que está presente em mais de 11.500 instituições pelo mundo, em mais de 160 países diferentes. Ele faz parte da família de testes do ETS e avalia o conhecimento da língua inglesa em nível universitário. Dentre os testes ETS, era o mais completo, pois era o único que avaliava a fluência do candidato nas quatro habilidades linguísticas: reading, listening, speaking e writing. Hoje já existe o TOEFL Essentials. Cada habilidade pode ser pontuada em até 30 pontos, totalizando em 120 pontos máximos. Você pode conferir como interpretar o resultado para o seu nível de proficiência por aqui: Interpreting TOEFL Scores

 

IELTS

O International English Language Testing System (IELTS), faz parte da gama de testes possuída pelo British Council, e  é feito para trabalhar, estudar ou migrar para países que tenham o inglês como língua nativa. Por exemplo, Austrália, Canadá, Reino Unido, EUA…

Ele também avalia speaking, listening, writing e reading, pontuando a prova total numa escala entre 1 e 9 (você pode entender isso um pouco melhor na página oficial deles).  O IELTS é o teste mais popular entre aqueles que procuram migrar para Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido. Além disso, é reconhecido globalmente entre mais de 11 mil instituições no mercado de trabalho, universidades, escolas e de imigração, incluindo mais de 3.400 nos EUA. Ah, diferente do TOEFL, o conteúdo do IELTS reflete situações cotidianas.

 

Duolingo English Test (DET)

O DET é um dos testes mais recentes do mercado, possuindo apenas cinco anos. Contudo, o exame elaborado pela plataforma de aprendizagem de línguas, vem ganhando espaço por ser aceito em grandes instituições, como Yale, Columbia, Duke, entre outras. O teste tem seu diferencial por ser exclusivamente online, assim dando flexibilidade para o candidato realizar a prova onde desejar, ter tempo de duração de apenas 60 minutos e entrega do resultado em 2 dias. Além disso, o teste oferece simulados gratuitos e dicas de preparação. O pontuação varia entre 10-160 e você pode conferir mais detalhes aqui: Duolingo English Test Scores 

 

O valor do TOEFL iBT é de 215 dólares, o IELTS varia entre 245-255 dólares, e o DET custa 49 dólares. Todos esses possuem validade de dois anos.

 

ECCE e ECPE

O ECCE e o ECPE são testes padronizados que cobrem as quatro habilidades mencionadas na língua inglesa. São exames desenvolvidos pelo Michigan Language Assessment e administrados em centros autorizados em todo o mundo (aqui na GloblEducar, inclusive). O teste é garantido pela Universidade de Michigan, uma das universidades americanas líderes no campo de pesquisa linguística, com alta experiência em desenvolver exames de língua inglesa. Ambos são avaliados através do Quadro Comum Europeu de Referência Linguística (CEFR). O ECPE garante o nível mais alto, que é o de proficiência, o nível C2. Já o ECCE, garante o nível de competência, intermediário-alto, o B2. Os testes são aceitos por várias instituições no mundo, inclusive, o ECPE é aceito oficialmente até pelo Estado da Grécia.

 

Diferente dos outros testes, esses são certificações, assim possuindo validade vitalícia. 

 

Ficou interessado em fazer algum? Aqui na GlobEducar temos centros de administração do TOEFL e também aplicamos os testes de Michigan (que estão com as inscrições abertas aqui no nosso site). Qualquer dúvida, pode entrar em contato conosco 😉

 

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.