Australia

A Austrália, assim como o Brasil, possui um território com dimensão continental, porém, diferentemente do nosso país, ela é cercada por água em todos os lados. Esses dois fatores acabam causando uma discussão interessante, seria possível classificar a Austrália como uma ilha? De acordo com o Departamento de Negócios Estrangeiros e Comércio do próprio país, eles são considerados a maior ilha e o menor continente do mundo.

Esta ilha/continente tem instituições acadêmicas de alto padrão internacional que possuem focos em variadas áreas do conhecimento, e recebem investimentos governamentais, que giram em torno de AUD$ 200 milhões, para bolsas de estudo internacionais. Dentre as principais descobertas e inovações dos australianos estão penicilina, wi-fi e caixa preta.

 

RANKING

A Austrália possui 7 de suas maiores universidades entre as 100 melhores instituições de Ensino Superior do mundo, segundo o ranking da Times Higher Education 2020. O país abriga alguns dos melhores centros de pesquisa do mundo, localizados em universidades como a University of Melbourne e a University of Sydney.

O país já é bastante famoso entre os brasileiros quando se trata de intercâmbio para High School, porém, existem muitas vantagens, tanto acadêmicas quanto profissionais, para alunos internacionais que desejam ingressar em uma instituição de ensino superior (seja para graduação ou pós-graduação).

Para maiores informações, acesse www.studyinaustralia.gov.au.

 

SISTEMA EDUCACIONAL

O sistema educacional australiano é dividido em dois grandes setores: School Education, que abarca todas as séries primárias e secundárias, abrangendo alunos com idades entre 6 e 16 anos. E o Tertiary Education, ao qual inclui a Higher Education e o Vocational Educational and training (VET). O VET é o ensino profissionalizante com foco em desenvolver habilidades técnicas e práticas úteis ao mercado de trabalho. Já o Higher Education se refere ao ensino universitário, com foco acadêmico, assim como no Brasil.

Dentre os diversos títulos possíveis na Educação Superior, são mais populares: Associate degree, Bachelor degree, Graduate Certificate, Graduate Diploma, Masters Degree, Doctoral Degree.

O ano letivo no país inicia-se em março e finaliza-se em novembro, tendo o processo de matrícula e candidaturas no início do ano.

 

CULTURA

Além da forte presença inglesa na cultura australiana, o povo aborígene também possui uma importante parcela na construção cultural do país. Seus descendentes atualmente vivem divididos entre etnias e espalhados pelo por todo território, possuem uma bandeira reconhecida pelo governo e muitos utilizam, além do inglês, o dialeto próprio do grupo.

A população é conhecida pelo bom-humor e pelo amor aos esportes. Os preferidos da maioria são surf, rugby, críquete e aussie rules (futebol australiano). Possui um clima similar ao brasileiro, praias muito bonitas, e uma estrutura urbana muito bem organizada.

Em relação às comidas, o povo australiano elege o peixe como prato favorito e um dos produtos mais famosos é o Vegemite, uma espécie de patê que normalmente é usado em torradas e possui um sabor peculiarmente intenso.

O país é o terceiro destino mais procurado por estudantes internacionais e encanta todos que já passaram por lá.