Graduação

Conquistar uma graduação fora do Brasil é um sonho para muitas pessoas e, de fato, pode ser uma oportunidade transformadora! Só nos Estados Unidos, atualmente são quase 8.000 estudantes brasileiros, em universidades cursando graduação. Entretanto, muitas pessoas ainda não enxergam como uma possibilidade, ou ainda, não entendem o processo de candidatura – bem diferente do nosso vestibular ou ENEM.

 

Se este é o seu caso, e você está pensando em fazer uma graduação completa fora do Brasil, o Globeducar oferece o serviço de consultoria para te ajudar durante todo esse processo, te ajudando a identificar as melhores oportunidades e te preparando para elas! Comece agora sua trilha de preparação e confira nossas dicas:

Como e quando começar?

Planejamento e preparação são duas palavras que devem estar presentes no dia-a-dia daqueles que desejam conquistar uma graduação fora. Por isso, antes de começar a preparar toda a documentação, é preciso conhecer bem as suas opções, familiarizar-se com os tipos de programas oferecidos, a fim de definir as suas prioridades. Para graduação sugere-se iniciar o processo com pelo menos 12 meses (o ideal seria 18) antes do início das aulas,

Nesse processo, é fundamental pesquisar as opções de programas e instituições no país desejado, verificar os requisitos de admissão e também começar a pensar nas possibilidades de custear os seus estudos. Quanto você pode investir? Vai precisar de bolsas? Onde encontrá-las? As perguntas são várias e o ideal é já antecipá-las e tentar respondê-las neste momento inicial, pois assim você consegue planejar melhor a sua candidatura.

Como aplicar?

Diferentemente do Brasil, onde a avaliação é feita por apenas uma prova (o vestibular ou Enem), quando se trata de estudar no exterior, o processo de candidatura é geralmente mais holístico, avaliando o candidato como um todo. Nesse momento são levados em consideração não somente o desempenho acadêmico, mas também sua participação em atividades extracurriculares, qualidades e interesses pessoais, por exemplo. A ideia por trás desse processo é avaliar como o candidato poderá agregar à instituição, e como ela poderá contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional – não somente naquilo que você deseja estudar.

Assim, é no momento de candidatura que são requeridos alguns documentos como: histórico escolar traduzidos, comprovação de proficiência no inglês (TOEFL ou IELTS são normalmente solicitados), cartas de recomendação, outros testes como SAT/ACT (especialmente para os EUA), redações… mas, calma! Com organização você consegue se preparar para todos esses requisitos de admissão e arrasar!

Investimento

O investimento necessário para fazer uma graduação fora do Brasil dependerá de vários fatores. Para fazer esse cálculo é importante considerar as despesas relativas ao curso a ser realizado (tuition), bem como aquelas relacionadas à vida do estudante no exterior (moradia, alimentação, seguro saúde, etc.). Nos Estados Unidos, por exemplo, o “tuition” pode variar de algo em torno de menos de USD 10,000 por ano (em community colleges, por exemplo), até mais de USD 40,000. É claro que em muitos casos, são possíveis bolsas de estudo que irão diminuir o investimento final ou até mesmo isentar o aluno das taxas (menos comum).

Mesmo os valores parecendo altos, não é pouco comum que estudantes realizem graduação no exterior pagando os mesmos valores (ou até menos) do que pagariam em instituições privadas no Brasil. Se o objetivo é pagar menos, o segredo é pesquisar bem e escolher instituições com custos mais baixos (ou com grande possibilidade de bolsa) e investir numa boa candidatura. O GlobEducar pode te ajudar em cada uma dessas etapas!

A GlobEducar, especialista em consultoria para Graduação fora do
Brasil, pode acompanhá-lo durante todo o processo! Participe de
nossa orientação em grupo, inscrição gratuita!

inscreva-se aqui