Bolsas de Estudo

Tem vontade de estudar no exterior, mas vive adiando o plano por conta do investimento? Pois é, fazer um programa de graduação ou pós-graduação é sempre um grande investimento e, por isso, aplicar para um processo seletivo de bolsas ou financiamento estudantil talvez seja o melhor caminho para você tirar o seu sonho do papel.

 

Diferente do que, normalmente, acontece no Brasil, no exterior as opções de financiamento são variadas e podem vir de diversos lugares: das próprias universidades, fundações, empréstimos e outros. Assim, o ideal é analisar bem o quanto você pode investir e calcular o quanto que você precisa, pois assim é mais fácil combinar as diferentes opções e encontrar o modelo perfeito para financiar seus estudos. Para entender melhor, confira o gráfico abaixo:

SCHOLARSHIPS ou GRANTS

Também conhecidas como bolsas de estudo, é o tipo de financial aid mais famoso e pode ser oferecidas de forma integral, ou parcialmente (o mais comum). Ao contrário do que se pensa, normalmente essas bolsas vem da própria instituição a qual o estudante está se candidatando e, por isso, podem variar. Entretanto, as mais encontradas são as merit-based e a need-based.

A primeira é uma oferta baseada no mérito do candidato, ou seja, no reconhecimento de um talento ou algo específico que o aluno tenha realizado – independentemente da sua situação financeira. É possível receber essa bolsa, por exemplo, baseado em desempenho acadêmico (seja na escola, seja em resultados de testes padronizados), ou pelo destaque em olimpíadas científicas, atividades artísticas, ou esportivas. Need-based, por outro lado, é o termo utilizado para o auxílio oferecido com base na renda e também nos bens familiares do candidato. A oferta que o candidato será oferecido nesse caso, portanto, pode variar bastante.

WORK-STUDY

Durante um programa de Graduação ou Pós-Graduação fora do Brasil, uma das opções para financiar os estudos é verificar a possibilidade de trabalhar no país enquanto se estuda. Uma das opções mais procuradas, cada país pode apresentar regras diferentes – alguns países permitem o trabalho por parte do estudante apenas dentro do campus, outros permitem que o estudante busque um trabalho dentro ou fora do campus universitário

Se você pensa em se candidatar nesta modalidade, a nossa sugestão é pesquisar junto aos órgãos governamentais do país em questão que tipo de trabalho é coberto pelo visto de estudante e quais são as exigências. Por fim, lembre-se apenas do foco de sua viagem: estudar!

ASSISTANTSHIP

Aplicável especialmente para programas de Mestrado e Doutorado, os assistantships são ofertas de trabalho voltadas para ensino ou pesquisa dentro da universidade. Neste caso, o estudante normalmente auxilia professores, com responsabilidades de instrução como assistentes de ensino ou com responsabilidades de pesquisa acadêmica como assistentes de pesquisa. Assim, o graduate assistant (GA) é aquela pessoa que tem o papel de suporte em uma universidade e normalmente atua enquanto está completando uma pós-graduação. Além disso, pode também auxiliar treinadores com uma equipe atlética, ou é empregado por outros departamentos da universidade (como habitação ou consultoria acadêmica).

Com uma carga-horária de no máximo 20h, normalmente, GAs são muitas vezes remunerados sob a forma de um salário. Por isso, além de serem uma ótima possibilidade de financiar seus estudos no exterior, os assistantships fornecem a experiência extremamente rica para estudantes graduados, aumentando suas chances futuras de emprego.