EDUCATIONUSA

O EducationUSA é a fonte oficial de informações sobre estudos nos Estados Unidos, que possui uma rede global de mais de 400 centros de orientação, afiliado à Seção de Educação e Cultura (Bureau of Educational and Cultural Affairs – ECA) do Departamento de Estado Americano. No Brasil, o EducationUSA tem 37 escritórios em instituições parceiras, sendo um deles em Recife, na ABA Global Education.

 

Com a missão de facilitar o acesso a informações precisas, abrangentes e atualizadas sobre oportunidades de estudo no ensino superior nos EUA, os centros EducationUSA são formados por uma equipe especializada de orientadores profissionais, que participam de treinamentos continuados sobre admissão e ensino superior nos EUA promovidos pela rede EducationUSA, em conjunto com o Departamento de Estado dos Estados Unidos e Universidades Americanas.

 

Em Recife, o EducationUSA faz contato com mais de 15.000 pessoas a cada ano, através de palestras, atendimentos individuais e em grupo, feiras educacionais e outras atividades. Dessa forma, além dos interessados receberem informações e assessorias precisas, abrangentes e atualizadas sobre todos os níveis e áreas de estudos nos Estados Unidos, é possível ter acesso às oportunidades de bolsas de estudo oferecidos por instituições e pelas próprias universidades americanas.

Por que estados Unidos?

Um dos melhores e mais renomados ensinos do mundo, cidades ecléticas, eventos artísticos, culturais, políticos e até esportivos – os EUA têm muito a oferecer a qualquer estudante internacional. Afinal de contas, o Brasil é o 10º país a enviar estudantes para instituições americanas, somando hoje mais de 16.000 estudantes brasileiros nos Estados Unidos, segundo dados da OpenDoors.

 

Pensando nisso, separamos apenas algumas das razões pelas quais estudantes não só no Brasil, mas ao redor do mundo, buscam aprimorar seus estudos no país:

As instituições de ensino superior americanas são mundialmente conhecidas pela qualidade de suas instalações, recursos e professores. Líder em muitas áreas, enquanto estiver estudadno nos EUA, você estará em contato com alguns dos desenvolvimentos tecnológicos mais avançados, contando com um sistema de credenciamento que assegura a manutenção destes padrões.
Aliada à diversidade populacional e geográfica americana, onde quer que você decida estudar, você encontrará não só uma cultura regional rica em história, tradições e costumes locais, mas principalmente uma combinação de pessoas com diferentes formações e vindas dos mais variados lugares do mundo nas universidades. Afinal de contas, são mais de 600.000 studantes internacionais vão estudar nos Estados Unidos todos os anos.
Em termos de investimento no futuro, um diploma de uma universidade americana oferece excelente relação custo/benefício. As grandes variações das taxas de anuidade e do custo de vida, junto com as oportunidades de ajuda financeira que as universidades oferecem tornam a educação nos Estados Unidos algo acessível para milhares de estudantes.
Nos Estados Unidos, os estudantes têm grande variedade de escolha em termos de cursos oferecidos pelas universidades. Diferentemente do Brasil, há uma maior flexibilidade em seu modelo de ensino, uma vez que também apresentam diferentes modelos de instituições. Uma delas é o Community College, onde é muito comum nos Estados Unidos um estudante concluir os dois primeiros anos de estudos em uma instituição, normalmente um Community College, e depois mudar para outra instituição.

Fonte: educationusa.org

Programas da Embaixada Americana

Access for Teens

O Access Program (English Access Microscholarship Program) é uma iniciativa do Governo Americano, em parceria com a ABA, que visa a oferecer a 50 alunos da rede pública de ensino de Pernambuco formação em Língua Inglesa pelo período de 2 (dois) anos, por meio de aulas intensivas de inglês e atividades extracurriculares.

As bolsas são voltadas para alunos de camadas socioeconômicas menos favorecidas, entre 14 e 18 anos e através do programa, os participantes desenvolvem habilidades que potencializam a carreira profissional e acadêmica, além do aprendizado da cultura e valores americanos. O Access ainda possibilita a participação de jovens em programas de intercâmbio nos Estados Unidos e atividades.

Access for Teachers

O programa é uma iniciativa do Governo dos Estados Unidos no Brasil e visa promover o aprofundamento da Língua Inglesa para estudantes de letras-Inglês e professores de inglês de escolas públicas com até cinco anos de experiência economicamente desfavorecidos. As bolsas são voltadas para estudantes entre 17 a 30 anos, e possui uma duração de 1 ano acadêmico.

É importante que ressaltar que o programa procura candidatos um bom desempenho acadêmico, que possuam um grau de familiaridade com o idioma do programa (inglês) e que demonstrem possuir compromisso, iniciativa, gostar de trabalhar em grupo e características de liderança. Mas, acima de tudo, é importante que os candidatos demonstrem interesse em promover o conhecimento adquirido.

Jovens Embaixadores

Um dos mais conhecidos, o programa Jovens Embaixadores busca os alunos brasileiros que são exemplos em suas comunidades, possuindo um perfil de liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. O grande objetivo é fortalecer o ensino público por meio desses alunos, transformando-os em modelos para as suas comunidades.

Desde 2015, são selecionados 50 Jovens Embaixadores que viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, conhecem a capital daquele país e seus principais monumentos (Capitólio, Biblioteca do Congresso, Instituto Smithsonian, etc), participam de reuniões com organizações do setor público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Após a semana em Washington, os participantes são divididos em grupos menores e viajam para diferentes estados nos EUA, onde são recebidos por famílias-anfitriãs, frequentam aulas em escolas locais e interagem com estudantes americanos da mesma idade, participam de atividades de responsabilidade social e cultural nas comunidades e fazem apresentações sobre o Brasil.

SUSI

O programa Study of the U.S. Institutes (SUSIs) para Líderes Estudantis é um programa acadêmico com duração de cinco a seis semanas criado especificamente para estudantes de graduação estrangeiros com idades entre 18 e 25 anos, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos sobre os Estados Unidos e desenvolver habilidades de liderança.

Cada instituto inclui um programa de residência acadêmica de quatro semanas, que consiste em atividades interativas em sala de aula, discussões, palestras, leituras, visitas in-loco e workshops; uma excursão educacional para uma região diferente dos Estados Unidos, atividades de desenvolvimento de liderança, serviço comunitário e oportunidades para interagir com colegas americanos num campus universitário. Cada Instituto inclui aproximadamente 20 participantes de diferentes países.