Voluntariado

Programas de voluntariado internacional são uma poderosa maneira de combinar uma experiência de intercâmbio cultural e linguístico à oportunidade de contribuir para o desenvolvimento social. Esses programas transformam vidas, beneficiando tanto a sociedade quanto o voluntário, criando assim um círculo de confiança, solidariedade e reciprocidade entre cidadãos globais.

 

Voluntariado é muito mais que somente fazer um ato de caridade. A experiência de voluntariado é uma experiência de mudança de vida, é o “dar algo em troca”, é o fazer a diferença em um mundo que precisa ainda de tantos cuidados. Num programa de voluntariado internacional você ainda alia todos estes itens com o fato de poder trocar experiências, conhecer novas culturas e aprender novas línguas. É uma das maneiras mais eficientes de conhecer profundamente a realidade de um país.

Como e quando começar?

Diferentemente de outros programas de intercâmbio, os programas de voluntariado normalmente acontecem em países mais pobres ou em desenvolvimento. Assim, um dos primeiros passos é buscar programas em sintonia com seu perfil. Que tipo de trabalho você busca realizar? Você acredita na missão desses projetos? É comum nesses programas o aluno ser fisgado pela missão de uma determinada organização ou projeto e assim dá início à jornada de candidatura e eventual preparação para a viagem.

Como aplicar?

Oportunidades de voluntariado existem em todos os países. Porém, a maioria dos programas são na América Latina, África e Ásia, existindo em ambos ambientes rurais e urbanos. Normalmente para entrar em um programa de voluntariado internacional não se faz necessário nenhuma habilidade em especial (com exceção de programas específicos), o que é uma ótima vantagem deste tipo de programa. Esses programas podem ser organizados diretamente com as organizações que buscam voluntários ou através de organismos internacionais que fazem a colocação dos voluntários. Cada processo terá requisitos e etapas específicos.

É válido pontuar também, que o programa de voluntariado é um dos programas mais flexíveis de intercâmbio, sendo possível encontrar oportunidades durante todo o ano. O programa pode durar desde uma semana até mais de dois anos, por isso é bastante procurado por estudantes ou trabalhadores em período de férias. Para quem quer passar um maior período, o mais comum é participar da experiência no ano entre o término da escola e a entrada no ensino superior.

A GlobEducar é especialista em consultoria
para Graduação fora do Brasil e pode acompanhá-lo
durante todo o processo!

inscreva-se aqui