Pós-Graduação

Se você já terminou a graduação e pretende expandir ainda mais seus horizontes, você já deve ter visto que é possível fazer pós-graduação no exterior. Os programas de pós-graduação no exterior são uma ótima oportunidade de aprofundar conhecimentos numa determinada área, desenvolver novos projetos e fazer contatos estratégicos com profissionais de vários lugares do mundo.

 

Cada vez mais comum entre os brasileiros, só os Estados Unidos contou, por exemplo, com quase 5 mil brazucas realizando programas de mestrado ou doutorado no país no último ano. Isso sem considerar as inúmeras oportunidades de realizar programas de pós com menor duração, como os Graduate certificate ou diploma programs.

 

Uma vez que você possui um diploma, encontrar universidades ao redor do mundo onde você pode continuar os seus estudos e levá-los para um novo nível é super possível! Por outro lado, escolher entre milhares de programas disponíveis, preparar um application competitivo e ainda conseguir aquela bolsa preciosa é um processo que exige tempo e dedicação. Pensando nisso, o Globeducar separou algumas dicas para você. Confira:

Como e quando começar?

Quando se trata de Pós-Graduação no exterior, antes de mais nada é importante entender que existem diversos tipos de programas disponíveis e daí então avaliar qual programa é mais adequado aos seus objetivos acadêmicos e profissionais. Para isso, é preciso conhecer melhor o que cada curso oferece e refletir sobre os objetivos que te levam a buscar esse tipo de programa e que habilidades pretende desenvolver. É importante também considerar outros fatores relevantes, como por exemplo, como funciona a validação deste programa no Brasil, caso essa seja um fator importante para você. Sugerimos iniciar o processo de preparação de candidatura entre 12-18 meses antes do início das aulas.

Cada tipo de pós-graduação atende a objetivos específicos. Por exemplo, se você tem um interesse mais voltado para fins acadêmicos, existem os programas de Mestrado (Master’s) e Doutorado (PhD), que irão focar em habilidades acadêmicas a serem desenvolvidas pelos alunos. Por outro lado, se você o seu objetivo for mais voltado para o âmbito profissional, é possível realizar mestrados profissionais, mais focados no desenvolvimento de habilidades específicas para determinadas profissões – como o MBA (Master’s in Business Administration) e o LL.M (Master of Laws).

Como aplicar?

O processo de seleção para a pós-graduação no exterior pode variar bastante entres os diferentes cursos e instituições e normalmente irá realizar uma avaliação mais holística do candidato, considerando aspectos pessoais e profissionais. . Nesse sentido, recomenda-se que o candidato comece a se preparar com pelo menos um ano de antecedência do envio da candidatura, sempre atento aos prazos a fim de construir uma candidatura realmente competitiva.

Apesar de variar de acordo com as instituições, alguns documentos estão sempre presentes no processo de seleção para programas de Pós: Histórico escolar da graduação ou outros programas acadêmicos, CV ou resume, proficiência no inglês (TOEFL ou IELTS são os exames mais aceitos, provas padronizadas como GMAT e GRE (especialmente para os EUA), Personal Statement e, por fim, Cartas de recomendação. No caso de programas de pós-graduação acadêmicos, também podem ser exigidos um plano de pesquisa, amostras de escrita acadêmica e cartas dos orientadores e, além disso, alguns processos podem ter também entrevistas como uma das etapas.

A GlobEducar, especialista em consultoria para Graduação fora do
Brasil, pode acompanhá-lo durante todo o processo! Participe de
nossa orientação em grupo, inscrição gratuita!

inscreva-se aqui