Programas de Verão

Os programas de verão fora do Brasil, também chamados de cursos de verão, são oportunidades excelentes para aqueles que desejam engajar-se em algo que não seja apenas o estudo de inglês ou até mesmo programas que utilizem o inglês como meio de instrução. Os cursos de verão podem ser realizados durante as férias de verão ou inverno do hemisfério norte, sendo uma ótima oportunidade para se desenvolver em áreas específicas de aprendizados, experimentar uma vivência internacional e até praticar o inglês.

 

Voltados para estudantes desde os últimos anos do Ensino Fundamental, até o último ano do Ensino Médio, esses programas, normalmente, são oferecidos por universidades ou organizações, e possuem uma variedade enorme. Há aqueles que vinculam aulas avançadas de inglês de inglês com componentes culturais e preparação para candidatura em universidades, outros enfocam uma área específica do conhecimento (dança, ciência política, biologia ou ciência da computação, por exemplo). Nos Estados Unidos, Harvard, Yale, Brown, Princeton, Stanford e University of Chicago são algumas das instituições que oferecem este tipo de programas. Na Inglaterra, por exemplo, a Oxford Royale Academy é uma instituição que oferece diversos cursos de curta-duração para as mais diversas áreas do conhecimento.

Como e quando começar?

Quando se trata de cursos de verão, a primeira dica que te damos é: autoconhecimento. Como já mencionamos antes, as possibilidades desse tipo de programa são das mais variadas, por isso, nesse primeiro momento, é importante ter foco e saber qual o seu objetivo com o curso. Você deseja aprimorar a língua? Conhecer mais da cultura do país? Aprender mais sobre liderança? Enfim, são perguntas como essa que vão te ajudar a filtrar o programa ideal para o seu perfil.

Num segundo momento, é super importante conhecer as suas opções. Uma vez que possui uma duração mais curta, programas de verão são ideais para aqueles que desejam se aprimorar, mas não dispõem de tanto tempo. Vale a pena checar as possibilidades!

Como aplicar?

Os processos de seleção cursos de verão são , normalmente, mais simples do que para outros programas. Por outro lado, o application pode variar bastante de acordo com a instituição ou organização; algumas universidades mais competitivas, por exemplo, vão exigir muito mais do candidato, como o TOEFL e até cartas de recomendação.

Assim, no processo de aplicação é importante checar diretamente com a instituição quais são os pré-requisitos, que podem ir de simples redações ou vídeos, se apresentando e demonstrando seus objetivos no curso, até exigências mais complexas, como CV e testes.

A GlobEducar é especialista em consultoria
para Graduação fora do Brasil e pode acompanhá-lo
durante todo o processo!

inscreva-se aqui