Estágio

Os estágios no exterior são oportunidades de obter experiência profissional em sua área de estudo, através do trabalho em uma empresa internacional. Existe uma grande diversidade de oportunidades e o aprendizado começa desde o momento da busca pela oferta de estágio, passando pela preparação para ser um candidato competitivo no processo, até a viagem e a realização do trabalho na empresa escolhida.

 

Vale mencionar que mesmo não sendo diretamente na sua área de interesse, os benefícios desse tipo de programa são vários: o aluno agrega experiência profissional intercultural, caminha para a consolidação de sua segunda língua, além da vivência internacional. Os estágios podem ser remunerados ou não-remunerados. As ofertas de estágio estão disponíveis em todo o mundo, por isso aqui abaixo separamos aqui alguns passos para te ajudar nessa jornada.

Como e quando começar?

Dar o primeiro passo parece sempre ser a parte mais difícil. Entretanto, nesse momento, fazer uma lista de países nos quais você tem interesse pode ser um bom início. Na hora da escolha do país de destino é importante que o aluno conheça um pouco sobre sua cultura e avalie se seus objetivos em relação ao estágio e seus interesses pessoais estão em sintonia com a localidade escolhida. Por outro lado, é sempre importante estar aberto às oportunidades e avaliar que lugares poderão oferecer melhores opções.

Como aplicar?

Cada oportunidade de estágio terá processos seletivos diferentes. Normalmente funcionam de forma semelhante a processos seletivos aqui no Brasil, com CV/Resume, Cover Letter e processos de entrevista. Os pré-requisitos podem ser diferentes para programa, no entanto alguns itens são essenciais para se tornar um candidato potencial a qualquer programa de estágio no exterior:

 

– Fluência no idioma Inglês;

– Estar cursando Bacharelado (ou ter se formado recentemente), ou programa de pós-graduação em área associada ao programa de estágio;

– Demonstrar interesse em questões internacionais;

– Ter interesse e habilidade de trabalhar num ambiente multicultural e conviver com pessoas de diferentes nacionalidades.

 

A duração dos programas de estágio é bastante flexível, podendo ser de algumas semanas até 1 ano, dependendo da oferta de cada organização. É comum existirem oportunidades de estágio durante o período de Junho – Agosto devido ao verão do hemisfério norte, quando os alunos desses países estão de férias. Vale reforçar a importância de verificar com cuidado detalhes quanto ao visto adequado para o tipo de programa e também observar questões relacionadas ao custo de vida da região escolhida para se preparar adequadamente.

A GlobEducar é especialista em consultoria
para Graduação fora do Brasil e pode acompanhá-lo
durante todo o processo!

inscreva-se aqui