Testes

Admissões no Exterior

Existem testes internacionais que são utilizados para medir a capacidade do aluno em diferentes habilidades. Muitos desses exames podem ser solicitados em processos seletivos para estudo ou trabalho no exterior. Exames como o TOEFL ou IELTS são constantemente solicitados para comprovar o nível de inglês para acompanhar programas educacionais ou para atuar no mercado de trabalho no Brasil e no exterior.

 

Entretanto, além desses também existem testes como o ACT e SAT, exames padronizados requeridos por universidades para ingresso em Programas de Graduação; ou GRE e GMAT, normalmente solicitados para cursos de mestrado e doutorado em diferentes países, especialmente nos EUA.

TOEFL IBT

O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é um exame de Inglês normalmente requerido por instituições educacionais para avaliar o nível de inglês dos candidatos. Diferentemente de outros testes, o TOEFL é um teste de avaliação e o aluno pode. O formato da prova inclui as seguintes seções: Reading, Listening, Speaking e Writing e tem duração de aproximadamente 3 horas e meia, sendo oferecido entre 2 e 4 vezes a cada mês nos centros credenciados, confira no site.

IELTS

Assim como o TOEFL, o IELTS (International English Language Testing System) é utilizados para comprovação do nível de inglês para fins educacionais e profissionais. O exame é oferecido em duas versões: Academic, voltado para pessoas que estão participando de processos seletivos para instituições de ensino superior e registro profissional e o General Training, para pessoas que estão participando de processos de migração para Austrália, Canadá e Reino Unido ou para admissão em programas de nível médio e oportunidades de trabalho em ambientes onde a Língua Inglesa é utilizada. O formato da prova inclui as seguintes seções: Reading, Listening, Writing e Speaking e tem duração de aproximadamente 2h45 min. O teste é administrado diversas vezes ao ano nos centros credenciados e é necessária fazer a inscrição do teste através do site do IELTS.

ACT

O ACT é um dos testes de admissão a cursos de nível superior nos Estados Unidos. Ele é aceito amplamente nos EUA em seus processos de admissão, assim como o SAT. No Brasil, um teste similar é o ENEM. O ACT é feito para medir o desempenho acadêmico em Inglês, matemática, leitura e ciências. A prova é administrado por diferentes centros em todo o Brasil nos meses de Setembro, Outubro, Dezembro, Abril e Junho. As inscrições para o exame devem ser feitas através do Site do ACT.

SAT

O SAT é um dos testes de admissão para programas de graduação nos EUA. Diferentemente do ACT, teste também utilizado para admissão em universidades americanas, existem dois tipos de SAT Tests: o SAT e o SAT Subject. O SAT é comporto por três seções: Evidence-based Reading and Writing, Math e Essay (Optional). Já o SAT subject oferece testes em áreas distintas a serem escolhidas pelo aluno (ex.: Literature, World History, Math 2, Biology, etc). O teste é normalmente administrado no Brasil nos meses de Janeiro, Maio, Junho, Outubro, Novembro e Dezembro. As inscrições podem ser realizadas através do site do exame.

GRE

O GRE (Graduate Record Examination) é um dos testes que podem ser solicitados para admissão em programas de Pós-Graduação nos Estados Unidos. O formato do teste inclui as seguintes seções: Verbal Reasoning, Quantitative Reasoning e Analytical Writing. Para mais informações e inscrições no exame, basta checar o site do GRE.

Admissões no Brasil

Para ingressar em programas de pós-graduação no Brasil é necessário comprovar competência em língua estrangeira, especialmente na habilidade de “leitura”. No caso da língua inglesa, a comprovação pode ser feita de diferentes formas, a depender de cada processo seletivo. Não existe uma regra no Brasil de como o processo deve ser feito e por isso é muito importante que os candidatos leiam cuidadosamente os editais de seleção para confirmar as informações.

 

Alguns programas listam exames internacionais que são aceitos como documentos comprobatórios do nível de inglês dos candidatos (como o TOEFL, IELTS, ECCE, ECPE, etc). Outros programas realizam exames específicos, previstos no edital de seleção. Esses exames são normalmente baseados em recortes de artigos científicos da área do programa e os alunos devem responder a perguntas de compreensão de texto.

TOEFL ITP

O Exame TOEFL® ITP atende a instituições que buscam uma forma simples de avaliar o nível de competência de seus alunos/funcionários na língua inglesa, sendo requerido também para comprovação de nível de inglês para as Bolsas da Comissão Fulbright. O teste é dividido nas seguintes partes: Listening, Structure and Written Expression e Reading Comprehension. Existem diferentes centros de aplicação do TOEFL ITP em todo o Brasil. Em Recife, a ABA Global Education é um centro aplicador do teste.

TESTES PERSONALIZADOS

A ABA Global Education elabora e realiza diferentes testes de Inglês personalizados para programas de pós-graduação de universidades brasileiras. Esses exames são realizados diretamente para os programas autorizados e são administrados em data específica para cada seleção. Os testes personalizados normalmente utilizam um trecho de um artigo acadêmico da área da processo seletivo e contém perguntas acerca do texto em questão. Esses testes têm por objetivo avaliar a habilidade de compreensão de texto em Língua Inglesa dos candidatos. Para informações específicas sobre cada teste, é importante verificar o Edital de cada processo de seleção.

ATP

O ABA Testing Program é um exame elaborado e realizado pela ABA com objetivo de avaliar o nível linguístico de estudantes e profissionais participantes de processos seletivos para programas de pós-graduação ou empresas. Utilizando como base o Quadro Comum Europeu de Referência de Línguas – CEFR, o resultado do teste é expresso em forma de certificado e indica em qual dos níveis o aluno se encontra. O teste tem duração de 40 minutos e é aplicado em formato computer-based envolvendo as seguintes seções: gramática, vocabulário e compreensão de texto.

Certificações em língua inglesa

A proficiência em Língua Inglesa é essencial para pessoas que planejam estudar ou trabalhar no exterior ou até mesmo no Brasil. Em pesquisa recente realizada pela Education First, a respeito do nível de proficiência em Inglês em 85 países, o Brasil ocupa a posição 53 e revela baixo nível de proficiência em Língua Inglesa.Diante dessa realidade, falar e escrever bem em inglês torna-se um diferencial competitivo em seleções nacionais, além de ser também um passaporte para realização de programas educacionais especializados no exterior bem como para seleções de empresas no exterior.

 

Os exames para Certificado de Proficiência em Língua Inglesa são normalmente utilizados para comprovação do nível de inglês, utilizando uma medida internacional, a CEFR (Common European Framework of Reference). No caso desses exames (oferecidos principalmente pelas Universidades de Michigan e Cambridge), há uma pontuação para a aprovação em cada nível e apenas os alunos aprovados recebem o certificado final.

ECCE

O ECCE (Examination for Certificate of Competency in English) é um exame da Universidade de Michigan, de nível B2 (High Intermediate). O teste avalia 4 habilidades: Speaking, Writing, Listening and Reading. Em Recife, o teste é normalmente administrado duas vezes a cada ano (Maio e Dezembro) e os resultados levam entre 6-8 semanas para serem liberados.

ECPE

O ECPE (Examination for Certificate of Proficiency in English) é um exame da Universidade de Michigan, de nível C2 (High Advanced/Fluent). O teste avalia 4 habilidades: Speaking, Writing, Listening and Reading. O teste é normalmente administrado em Recife duas vezes a cada ano (Junho e Novembro) e os resultados levam entre 6-8 semanas para serem liberados.