Nova Zelândia

A Nova Zelândia é um país insular localizado no sudoeste do Oceano Pacífico, possui um ritmo bastante particular, uma vez que combina características urbanas e o convívio com a natureza. Caminhada, acampamento e pesca estão entre as atividades mais populares dos neozelandeses. E para aqueles que são mais radicais, o bungee jump é uma invenção criada no país e é possível encontrar diversos lugares preparados para prática do esporte.

Além do bungee jump, os neozelandeses também são responsáveis pela criação das cercas elétricas, bomba de petróleo eletrônica e a motocicleta mais rápida do mundo.

 

RANKING

Segundo a Folha de São Paulo, a Nova Zelândia está entre os 10 países mais procurados pelos brasileiros que desejam estudar no exterior. O país possui 4 universidades no ranking das 500 melhores instituições do mundo, segundo o The Times Higher Education, e é um forte investidor em pesquisas.

No site Study in New Zeland é possível verificar diversas opções de cursos e instituições educacionais, assim como oportunidades de bolsas de estudos para alunos internacionais.

 

SISTEMA EDUCACIONAL

Uma das maiores características do sistema educacional no país é o incentivo ao pensamento crítico e investigativo. Além disso, os neozelandeses também são conhecidos pelo trabalho coletivo, criativo e inovador. Assim como na Austrália, o ano letivo neozelandês inicia entre fevereiro e março e encerra em novembro.

Em relação ao ensino superior, fazem parte do sistema: Um grupo de 8 universidades fundadas pelo governo, 18 Institutes of Technology and Polytechnics (ITPs) e cerca de 550 Private Training Establishments (PTEs) – que inclui escolas de inglês.

As universidades oferecem programas acadêmicos, desde graduação até doutorado ou pós-doutorado. Os ITPs oferecem programas semelhantes ao nosso tecnológico (com certificado de graduação) e os PTEs oferecem cursos técnicos, a maioria com certificados ou diplomas de conclusão.

Visando a qualidade de vida dos alunos internacionais, o Ministério da Educação do país criou um código de conduta para o bem-estar e apoio ao estudante estrangeiro, onde estabelece normas para o que o estudante esteja assegurado de seus direitos. Todas as instituições devem respeitar as diretrizes estabelecidas.

 

CULTURA

A população neozelandesa é fruto de uma mistura dos povos Maori e europeus, com grande influência dos britânicos. Não por acaso, os idiomas oficiais do país são o inglês e maori.

Dentre as personalidades nativas está o cineasta, Peter Jackson, diretor de filmes como O Senhor dos Anéis e O Hobbit, – inclusive, as gravações do filme foram realizadas na ilha. Há também a cantora e compositora Lorde, pessoa mais jovem a ganhar um prêmio Grammy, vencedora na categoria “Música do Ano” por Royals em 2014. Outro notável é o físico e químico Ernest Rutherford, conhecido como o pai da física nuclear, e em 1908 foi premiado com o Nobel de Química.

No que se refere à culinária, a cultura britânica também possui uma forte influência. O tão famoso Fish and chips, também é um dos pratos preferidos dos neozelandeses. Além dele, estão na lista dos preferidos pratos como New Zeeland mussels, pavlova e frango ao curry.