Reino Unido

Estado soberano insular, foi um território bastante cobiçado porque é uma ilha bem localizada, e, por causa disso, sofreu a influência de diversas culturas ao longo de sua história. O Reino Unido é uma união política entre quatro países: Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales. Regido por um sistema parlamentar e por uma monarquia parlamentar, tem a cidade de Londres como sede, e a rainha Elizabeth II como chefe de Estado.

Na região, o corpo discente é formado por mais de 16,8% de estudantes internacionais, assim como 25% dos professores de graduação são estrangeiros. Este número é ainda maior nos cursos de pós-graduação, podendo ultrapassar a marca de 50% do número de estudantes.

 

RANKING

De acordo com o The Times Higher Education, o Reino Unido possui 11 instituições dentro no ranking de melhores universidades do mundo. Duas delas estão no top 5, sendo a University of Oxford a número um da lista e University of Cambridge ocupando o terceiro lugar.

 

SISTEMA EDUCACIONAL

Com um sistema educacional de qualidade desde os primeiros anos, o modelo britânico é considerado um dos melhores do mundo. Seus centros educacionais oferecem uma educação focada no desenvolvimento de seus alunos e suas respectivas habilidades, tendo como objetivo maior o destaque dos seus no mercado de trabalho em todo mundo.

Após os anos de High School, os alunos podem optar por duas opções, começar os estudos na Further Education ou Higher Education. A primeira é referente ao nosso ensino profissionalizante, existem instituições públicas e privadas que oferecem diversos tipos de cursos. Já a segunda opção, é equivalente ao ensino superior brasileiro, são cursos em nível de graduação e para essa categoria também existem instituições públicas e privadas. Mas vale lembrar, assim como nos EUA, as instituições públicas também são pagas.

 

CULTURA

Terra dos inventores do futebol, a Inglaterra, é muito mais do que o fanatismo pelo esporte e o Palácio de Buckingham. Seu nome é formado a partir dos termos “Eng” + “Land” (England), que significa Terra dos Anglos – Uma das tribos germânicas que invadiram a ilha britânica no final da dominação romana.

Grandes expoentes das artes literárias são britânicos, como por exemplo, Shakespeare, Charles Dickens e as irmãs Brontë. E, falando sobre letras, por mais de 200 anos o francês foi o idioma oficial do país.

Centro efervescente do rock mundial, algumas estrelas que ganharam fama internacional são The Beatles, Queens e The Rolling Stones. A capital, Londres, uma das cidades mais cosmopolitas do mundo, também é bastante conhecida pelos seus mercados públicos e por serem os maiores consumidores de chá no mundo.

A Escócia é conhecida pelos kilts, whisky e gaita de fole. Sua capital, Edimburgo, outrora teve fama de ser uma cidade suja, mas, hoje, encanta seus visitantes com suas paisagens exuberantes, castelos e construções históricas. O País de Gales, devido a sua geografia montanhosa e ao enorme desejo de seu povo de proteger sua terra, não foi invadido pelos anglo-saxões. Por esta razão, a terra dos dragões, preservou o idioma céltico. E, por fim, localizada ao norte da ilha da Irlanda, como o nome já diz, a Irlanda do Norte é conhecida por ter sido o local de construção do famoso navio Titanic. Por sinal, existe um estúdio da Universal localizado na capital do país, Belfast, com o mesmo nome da embarcação. Desde 2009 o país, e o estúdio, recebe o elenco da série da HBO, Game of Thrones, para gravações.

Para maiores informações: www.educationuk.org/global