Currículo Brasileiro, Europeu e Americano: qual a diferença?

Currículo Brasileiro, Europeu e Americano: qual a diferença?

Você sabia que existe diferenças entre os modelos de currículo de cada país?

É, uma das questões que costuma gerar mais dúvidas entre estudantes e profissionais em começo de carreira é a criação de um modelo de curriculum adequado à sua área de atuação. Quando falamos de vagas internacionais a situação é ainda mais complicada – as dúvidas se tornam generalizadas e profissionais de todos os segmentos podem se sentir perdidos.

 

 

É por isso que, neste artigo, te mostramos as principais diferenças entre os currículos brasileiro, norte-americano e europeu. Aliás, que tal aproveitar as dicas e dar aquela ajustada no seu?

 

1. Currículo Brasileiro

 

No Brasil os recrutadores tendem a dar um foco maior para suas experiências profissionais. Para tornar seu currículo mais objetivo e assertivo, vale a pena pesquisar sobre verbos de ação e usá-los para descrever suas atividades.

 

Há vários verbos de ação que melhoram o CV, como é o caso daqueles que indicam habilidades de liderança, criação, otimização de recurso se tempo, melhorias de de algo que já existia, capitação de clientes e parceiros e descoberta de fatos. Assim, é importante avaliar bem o contexto para fazer a escolha certa, passando uma imagem mais concreta das suas qualificações!

 

2. Currículo norte-americano

 

Atividades extracurriculares e trabalhos voluntários são campos muito valorizados pelas empresas e recrutadores americanos. Assim, são campos que precisam estar claros no currículo porque fazem muita diferença no processo de seleção.

 

Isso acontece porque essas atividades, ainda que não remuneradas, se bem escolhidas são capazes de demonstrar de forma clara os seus interesses, suas paixões, personalidade e, claro, habilidades. Além disso, podem ser uma ótima oportunidade para aqueles que ainda não possuem muita experiência profissional de se apresentar de forma mais completa ao se candidatar.

 

3. Currículo europeu

 

Os recrutadores europeu valorizam muito a formação acadêmica do aplicante, então a melhor forma de se apresentar ao se candidatar para uma vaga na Europa (ou de empresa europeia), é preencher este campo de maneira bem completa, com informações relevantes e objetivas.

 

Assim, com tornar seu currículo mais rico? Além das instituições que você frequentou – incluir premiações, olimpíadas que teve destaque, e até mesmo pesquisas que você tenha desenvolvido, certamente enriquecerão seu currículo.

 

E aí, curtiu conhecer as diferenças entre os currículos? Agora é o momento de avaliar bem as vagas que deseja se candidatar e ajustar o seu CV para deixá-lo mais atraente.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.