Estudar Fora e o Autoconhecimento

Estudar Fora e o Autoconhecimento

Durante o processo de estudar fora, muita coisa se fala sobre as escolhas das universidades, as bolsas de estufo, os testes de proficiência e padronizados – mas há um ponto que vem antes de todos estes: o autoconhecimento. Nesse artigo, vamos conversar um pouco sobre a importância do autoconhecimento, quais as reverberações no processo de aplicação para universidades americanas e como buscar evoluir nesse sentido.

 

Apenas seja você mesmo (a)!

Just Be Yourself Keep It Real GIF - Just Be Yourself Be Yourself Keep It  Real - Discover & Share GIFs

 

 

Quantas vezes já ouvimos essa frase durante a vida? Será que “sermos nós mesmos” é algo natural? 

 

Seja ou não natural, o autoconhecimento é algo muito importante e fundamental em nossa caminhada, independente se você deseja, ou não, estudar fora. Isso porque é partir dela que entendemos mais sobre quem somos, quais são as nossas forças e fraquezas e podemos ter uma ação muito mais efetiva sobre a nossa vida e a dos outros. Já pensou nisso? 

Tendo isso em vista, temos uma boa notícia: se você ainda não é o mestre do autoconhecimento, está tudo bem. Na verdade, o processo de se conhecer é como o palavra diz – um processo – que certamente vai nos acompanhar durante toda a vida em diferentes estações. Mas já que é algo tão positivo, porque não começar hoje?

 

“A opinião que você adota a respeito de si mesmo afeta profundamente a maneira pela qual você leva sua vida”

CAROL DWECK, Mindset.

 

1) Autoconhecimento, Autoconfiança e Autoestima. 

 

Se você chegou aqui se perguntando: o que tudo isso tem a ver com application para universidades americanas? Não é melhor buscar exemplos de pessoas que conquistaram vagas em universidades e seguir essa trilha? Calma, que a gente te explica tudo agora. 

 

A seleção para boa parte das universidades no exterior é padronizada e holística. Isto quer dizer que o candidato é avaliado tanto por seu desempenho acadêmico quanto por seus interesses e sua trajetória, pessoal e profissional.

 

E é essa avaliação como um todo pode ser, justamente, um dos maiores desafios para brasileiros, pouco acostumados a refletir sobre como seus interesses e atividades são complementares à sua formação. E esta reflexão é importante não apenas para um bom resultado no processo de application, mas também para uma boa decisão de curso e universidade de destino – independente de ser no Brasil ou no exterior.

 

Mas afinal, o que as universidades buscam? Separamos abaixo perguntas que os avaliadores buscam nos alunos durante o processo de candidatura. Confira:

 

Harvard

 

Do you have initiative? Are you a self-starter? What motivates you?

Você tem iniciativa? É proativo? O que te motiva?

 

Do you have a direction yet? What is it? If not, are you exploring many things?

Você já possui algum direcionamento? Qual é? Se não, você está explorando muitas coisas?

 

MIT

In a nutshell, you should be invested in the things that really mean something to you (we’re not particularly picky as to what). Explore! Choose quality over quantity. Tell us about something you do simply for the pleasure of it.

Em suma, você deve investir nas coisas que realmente significam algo para você (não somos particularmente exigentes quanto ao quê). Explore! Escolha qualidade em vez de quantidade. Conte-nos sobre algo que você faz simplesmente por prazer.

Yale

Our advice is to pursue what you love and tell us about that. Be yourself. 

Nosso conselho é buscar o que você ama e nos contar sobre isso. Seja você mesmo.

 

UChicago

What is your story? Why did you choose to pursue certain opportunities?

Qual é a sua história? Por que você escolheu buscar certas oportunidades?

 

Agora pense um pouco na sua vida… se tivesse que responder a essas perguntas, como faria? Você se atreveria a ser você mesmo? Você realmente conhece essa pessoa?

 

Desafiador, né?

 

A busca pelo autoconhecimento é um processo. Uma jornada que envolve seu mundo interno (você mesmo, seus valores, crenças, sonhos) e o mundo externo (o que existe fora de quem você é). Quem traz essa visão é Ken Robinson (Especialista em educação internacional) e é sobre uma visão de um de seus livros – Finding your Element. E pra te ajudar nessa jornada, separamos algumas dicas que irão te ajudar a desbravar esse caminho que certamente te abrirão muitas outras portas:

 

1) TURN DOWN THE NOISE

Abaixe o volume do externo! Há muitas informações no mundo e muitas coisas querendo nos definir, mas com tanto barulho, como dar conta de tudo isso e ouvir sua própria voz? Uma boa dica para isso é praticar a atenção plena, através e exercícios de mindfulness, meditação e foco no presente (ainda que as peocupações com o futuro sejam muitas).

 

2) CHANGE YOUR PERSPECTIVE

Tente se ver de outra perspectiva! Já parou para imaginar como as pessoas ao seu redor lhe enxergam? Seus amigos, parentes…. O que consideram que sejam seus pontos fortes? E fracos? Tente exercitar sair da zona de conforto, pensar diferente do que normalmente já pensa sobre si mesmo e do que acha que os outros pensam. 

 

3) GIVE IT A TRY

Depois de fazer os dois exercícios anteriores, avalie: o que você poderia dar uma chance? Experimente atividades diferentes e permita-se descobrir novas paixões, hobbies e até habilidades. 

 

Por fim, lembre-se que é só um processo e, se você leu até aqui, pode considerar um ÓTIMO primeiro passo! Para te ajudara se aprofundar ainda mais nisso, e usar estratrégicamente para se candidatar a universidades no exterior,  o nosso curso online Global Education Prep pode te ajudar nisso. Clique para saber mais!

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.