Community College: o que é e para quem vale a pena?

Community College: o que é e para quem vale a pena?

Se você já pesquisou sobre graduação no exterior, principalmente nos Estados Unidos, provavelmente deve ter se deparado com o conceito Community College. Se trata de instituições de ensino nos EUA que não possui um modelo equivalente aqui no Brasil. Ficou curioso? Então segue com a gente, que vamos te contar tudo.

 

O que é uma Community College?

 

Também conhecida como Junior College, a Community College é uma instituição de ensino superior com o objetivo de promover educação acessível financeiramente para todos. Diferente de uma universidade tradicional de 4 anos, o máximo para uma Community College é de 2 anos e, ao final, o aluno adquire um Associate’s Degree.

 

Outro característica importante que atrai muitas pessoas para as Community Colleges é o seu custo! Com o objetivo de ser acessível à toda comunidade, essas instituições costumam ser mais baratas e menos competitivas – atraindo muitas pessoas. Portanto, o processo de application é mais simples e as chances de ser aceito são muito maiores. Abaixo detalhamos um pouco mais, segue o fio:

Read Texas Am GIF by Texas A&M University

 

Quais as vantagens de uma Community College?

 

O modelo do Community College oferece diversas possibilidades aos alunos que optam por estudar em uma dessas instituições. Além de oferecer um curso mais curto (2 anos) e, como já mencionamos, ser uma opção mais barata que outras, como universidades e faculdades, o Community College oferece muita flexibilidade. Confira abaixo algumas das opções: 

 

  • Associate Degrees (two-year degrees): Ele oferece ao estudante o conhecimento básico acadêmico e técnico e habilidades que eles precisam para o mundo de trabalho ou para estudos mais à frente. Muitas vezes é comparado aqui no Brasil à um técnico, embora os currículos não sejam correspondentes.

 

  • Programas de transferência (2+2): É uma das opções mais buscadas! A maior parte dos alunos de Community College transferem para um University ao final dos dois anos, num esquema conhecido como 2+2. Fazem os primeiros dois anos num Community College, adquirem o Associate’s Degree, e depois seguem para finalizar o Bacharel em uma universidade. Muitas delas, inclusive, já possuem parcerias com algumas universidades que permitem essa transferência de maneira mais fácil.

 

  • Opções de trabalho: Nos Estados Unidos também existem algumas opções de trabalho que requerem um curso voltado para a área. Esses certificados são geralmente de um ano, sendo obtidos em community colleges, para atuar como técnico em enfermagem, assistente médico, entre outros. 

 

  • Não sabe a área que deseja seguir: Quando um estudante não sabe qual área seguir ou ainda não escolheu a formação específica, ir para uma community college auxilia na escolha pois é possível ter uma noção por matérias mais gerais. Dessa forma, é possível terminar estudos de nível de undergrad sem se comprometer com os próximos dois anos.

 

victory celebrate GIF by Western Illinois University

Quais as principais diferenças entre uma universidade tradicional de quatro anos e uma community college?

 

1) As community colleges não são projetadas para o aluno morar no campus. Supõem-se que os alunos morem em casa com seus pais ou em um lugar próprio, diferente das universities, que são pensadas para uma vivência no campus.

 

2) As applications podem ser bem diferentes também. A maioria das community colleges possuem uma política de “acesso aberto”. Ou seja, não há competitividade, normalmente, se um aluno quiser ingressar, ele pode.

 

3) Como foi dito, o custo é bem menor do que o de uma universidade tradicional e costuma ser até 50% mais baixo, comparativamente. De acordo com a Educationdata.org a média de taxas anuais para uma community college pública é de 3.300 dólares para uma pessoa do próprio distrito, e 8.200 dólares para estudantes de fora do distrito.

 

4) Community Colleges podem não ter programas adicionais tradicionais, como esportes, clubes de teatro e dança, líderes de torcida, etc.

 

Yeah Right Judging You GIF

Mas fica a pergunta: estudantes internacionais vão mesmo para community colleges?

 

Sim!! De acordo com dados do Open Doors, os estudantes internacionais em community colleges representam aproximadamente 10% do total de matrículas internacionais em instituições de ensino superior americanas.

 

As community colleges servem como saída para os estudantes que pretendem cursar os quatro anos universitários nos EUA, assim sendo possível diminuir grande parte dos custos totais, economizando bastante nos primeiros 2 anos de estudos.

 

Ah, por fim, leis federais estadunidenses permitem que estudantes internacionais fiquem por mais um ano no país depois de completar um Associate’s Degree.

 

E aí, esse conteúdo te ajudou? Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente aqui nos comentários!

 

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.