Testes de proficiência: preciso mesmo fazer?

Testes de proficiência: preciso mesmo fazer?

Se você já estudou alguma língua, principalmente o inglês, você já se deparou com os famosos testes de proficiência. Por outro lado, sempre rola aquela pergunta: será que preciso mesmo fazer um teste?

 

No artigo de hoje separamos alguns (bons) motivos para você considerar fazer essa escolha. Confira:

 

Primeiro, o que é um teste de proficiência?

 

No geral, o teste de proficiência é uma forma de comprovar o seu grau de fluência, avaliando a capacidade de se comunicar no idioma por meio da escrita, fala, audição e leitura. Essas habilidades são avaliadas de forma diferente em cada língua e tipo de teste. O formato dos resultados também variam, mas a maioria se guia pelo CEFR (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas). 

 

Agora, vamos aos motivos que podem te convencer a fazer um teste.

 

Autoavaliação

 

Ter um indicador preciso e útil do seu nível de fluência em uma língua pode ser o início de uma jornada de aprendizado. Isso te permite estar consciente das competências que precisa de melhorar. Ao fazer um teste de proficiência, é possível desenvolver as suas capacidades linguísticas como resultado de ser examinado numa variedade de diferentes competências, incluindo leitura, escrita, audição e fala. Saber qual o seu nível ajuda você (e o seu professor) a saber o melhor caminho para atingir os seus objetivos. A partir disso, chegamos ao nosso segundo ponto: motivação.

 

Aumento da sua motivação

 

Com metas traçadas para níveis pessoais ideias em um teste de proficiência, sua motivação cresce. Com a motivação, vem o esforço, e assim pode-se desenvolver melhores habilidades na língua estudada. Além disso, quando você se prepara para um teste, independente do assunto, você precisa lembrar uma quantidade significativa de informação, isso faz com que você crie também novas habilidades de aprendizados e aumente sua gama de informações.

 

Diferencial no mundo acadêmico e de trabalho

Hoje os testes de proficiência são exigidos em todo o mundo para trabalhos e estudantes internacionais. Na extrema maioria das vezes, para se candidatar a uma graduação ou pós graduação fora do país é necessário apresentar o resultado de um exame de proficiência. Não só no mundo acadêmico, mas no mercado de trabalho também: é o teste que vai poder garantir as tuas habilidades. Mas e se eu não quiser ir para o exterior? Tudo bem também, mas como foi dito, ele é uma garantia das suas habilidades, o que vai te dar um destaque maior mesmo dentro do próprio país.

 

E aí, te convencemos? Bom, se você ficou interessado e quer saber mais sobre testes, você pode conferir aqui mais informações sobre os testes que o Globeducar oferece.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.