Carreira internacional: o quê, por quê, como?
A gente sempre escuta falar sobre carreira internacional, mas às vezes nem sabe o que é carreira. Podemos falar que carreira é a soma de decisões, ações, progressos na vida profissional. O conceito de carreira é menos limitado que o de profissão, pois permite incluir várias áreas, cargos e profissões.
Quais os benefícios de ter uma carreira internacional?
Dependendo das suas habilidades, pode haver um maior leque de oportunidades de carreira fora do seu mercado de origem.
Conhecer novas culturas: a melhor forma de descobrir outra cultura é mergulhar nela, e só se pode fazer isso vivendo num país. Trabalhando, morando em um lugar, te dá uma perspectiva interna da cultura do local e te dá mais oportunidades de vivenciar novas experiências.
Aquele diferencial no currículo: Se procura progredir na sua carreira, principalmente nesse mundo globalizado, significa que, se pretende atingir os escalões altos da sua empresa ou organização, é provável que, quem sabe, você gerencie uma equipe internacional e, ou seja, a experiência internacional será fundamental para a sua capacidade de o fazer bem.
Aumentar a rede de contatos: as interações realizadas entre pessoas pelo mundo, te dá oportunidade de ficar no “radar” delas para assuntos profissionais ou essas mesmas pessoas e a influência delas, talvez, podem te ajudar futuramente na sua jornada.
Autossuficiência e socialização: Em um país estrangeiro, sem amigos e família, você vai ter que aprender a se virar, né? Sempre existem alguns diazinhos ruins, algumas coisas que não saem como você queria, ou até coisas que só você pode resolver. Essas situações vão te tornar uma pessoa mais independente e autossuficiente. Mas sozinho pra sempre também não rola… Mudar para outro país significa formar um novo ciclo social. Estudar e trabalhar vão te dar a oportunidade de trabalhar as suas habilidades sociais e conhecer novas pessoas..
Habilidades linguísticas: Você pode desenvolver suas habilidades linguísticas de forma mais realista morando em outro país, aprendendo as gírias e jeitos de falar locais. Além disso, se já tiver conhecimento em inglês e buscar mais uma língua, existe um grande número de cursos de outras línguas sendo ministrados em inglês, então é uma grande oportunidade e um baita adicional para as suas habilidades.
Espera, trouxemos algumas dicas aqui para você:
Pesquise bastante! Pesquise sobre sua área de trabalho, sobre burocracias, documentos, visto, custo de vida… vá preparado!
Lembre de estudar o básico sobre a língua e principalmente a cultura do local que escolher, entender o mínimo dos costumes, das tradições, como se portar, a língua, vai te ajudar bastante no processo de adaptação (além de evitar uns bons micos).
Mantenha a mente aberta! A maioria das pessoas procuram cidades grandes como Nova York, Tóquio, Londres, contudo, nem sempre é a melhor opção. Tudo vai depender do seu estilo de vida, onde você pode prosperar na sua área, custos, etc.
Você que acompanhou até aqui, tá com vontade de morar fora e construir sua carreira? Conta aqui pra gente 😉