YLAI: Bolsa para programa de empreendedorismo nos EUA

YLAI: Bolsa para programa de empreendedorismo nos EUA

O Programa de Bolsas “Iniciativa Jovens Líderes das Américas (YLAI)”, patrocinado pelo Departamento de Estado dos EUA, está em busca de jovens empreendedores do Brasil para participar de um programa de seis semanas focado na área de empreendedorismo comercial e social em 2023 nos Estados Unidos.

 

O YLAI leva jovens líderes promissores da América Latina, Canadá e Caribe a cada ano para os Estados Unidos para expandir suas habilidades de liderança e empreendedorismo e suas redes de contatos, por meio de workshops de desenvolvimento de habilidades e oportunidades para aprender e trocar experiências com seus pares nos EUA. Participantes criam uma rede de network, parcerias e contatos que atraem investidores e suportes para os seus negócios.

 

As inscrições serão aceitas até às 13h do dia 1º de dezembro de 2021. 

 

O programa inclui?

 

– Quatro semanas de placement profissional: em cidades nos Estados Unidos, participantes do YLAI (os Fellows), ganham habilidades profissionais de desenvolvimento e experenciam organizações empresariais da network YLAI. Os participantes irão trabalhar em projetos para serem implementados quando voltarem para o seu país

 

– Currículo de Empreendedorismo e liderança da YLAI: o programa inclui um curso online e presencial, desenvolvido pelo IREX e pela Universidade do Estado do Arizona, combinando empreendedorismo técnico e treinando o desenvolvimento da liderança.

 

– Fórum de Encerramento da YLAI: Fellows participam do Fórum de Encerramento da YLAI em Washington, D.C., e também de outros eventos de networking com líderes empresariais e empresariais sociais, e representantes do governo dos EUA.

 

– Compromisso Pós-Bolsa: Após a conclusão bem sucedida da bolsa, os YLAI Fellows continuam sua colaboração com parceiros americanos e têm acesso a oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo, mentoria, networking e atividades de ex-alunos. Os YLAI Fellows terão a oportunidade de receber um anfitrião americano em seu país através do Programa de Intercâmbio no Exterior, compartilhando sua experiência sobre o clima empresarial em seu país.

 

Detalhe: se viajar de forma segura não for possível durante o YLAI Fellowship, o programa acontecerá de forma virtual.

 

Benefícios financeiros da Bolsa

 

Não há taxa para se candidatar para a bolsa. Se você for selecionado, o governos dos Estados Unidos cobrirá todos os custos do programa, que incluem:

 

– Auxílio para o visto J-1 (Não será oferecido suporte de visto para dependentes, este programa é individual)

– Viagem da cidade do participante até os Estados Unidos, e voos domésticos dentro dos EUA como o programa requerir.

– Curso e mentoria para o currículo de Empreendedorismo e Liderança da YLAI

– Encerramento do programa em Washington, D.C.

– Seguro saúde e acidentes

– Estadia e alimentação durante o programa.

 

Qual a elegibilidade?

 

Os candidatos serão considerados independente à raça, cor, religião, sexo, gênero, sexualidade, origem nacional, deficiência ou qualquer outra característica protegida, conforme estabelecido pela legislação dos EUA. Candidatos com deficiências também são elegíveis e encorajados a se candidatar ao Programa de Bolsas de Estudo YLAI. 

 

O programa está aberto para quem preencher estes critérios:

– Ter entre 25 e 35 anos de idade até 1º de janeiro de 2023.

– Ser residente e cidadão de um dos países participantes*: Antígua e Barbuda, Argentina, Aruba, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Curaçao, Dominica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, St. Kitts e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, São Maarten, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai, Venezuela.

* Nos casos específicos de residência em Aruba, Curaçao e St. Maarten, a cidadania na Holanda é aceita

– Ser elegível para receber um visto J-1 dos Estados Unidos.

– Ter um histórico comprovado de sucesso no crescimento de seus próprios negócios ou empreendimentos sociais por pelo menos dois (2) anos.

– Não ser cidadão americano ou residente permanente dos Estados Unidos.

– Não ser um trabalhador do governo americano.

– Proficiência em leitura, escrita e fala na língua inglesa.

 

Como funciona a seleção?

O Programa YLAI Fellows é uma competição aberta, baseada no mérito. Não há custo para se candidatar.  Após o prazo de inscrição, um comitê de seleção independente de especialistas regionais e técnicos analisa todas as inscrições elegíveis. Os candidatos selecionados para serem semifinalistas serão contatados para agendar uma entrevista em janeiro-fevereiro. Todos os candidatos serão notificados de seu status até março de 2022

 

O Comitê de Seleção do Programa de Bolsas de Estudos da YLAI utiliza os seguintes critérios para avaliar as candidaturas e entrevistas:

 

– Experiência e conhecimento profissional empreendedor demonstrados.

– Compromisso com o serviço comunitário ou público; mentoria ou voluntariado em seu país de origem e com a aplicação de habilidades empreendedoras e de liderança; experiência e conhecimento para beneficiar sua comunidade e seu país.

– Compreensão demonstrada de como suas metas pessoais e profissionais se alinham com os objetivos do programa.

– Liderança demonstrada, compromisso com o sucesso de sua organização ou empresa, atitude positiva, iniciativa e perseverança.

 

O objetivo da candidatura é coletar informações e compreender melhor as qualificações de um candidato para o Programa de Bolsas de Estudo YLAI. As perguntas são elaboradas para captar a formação profissional do candidato, sua experiência em seu próprio negócio ou empreendimento social e sua proficiência no idioma inglês. A inscrição também incluirá o histórico profissional do candidato e seu perfil comercial.

 

Se você tiver mais alguma dúvida, eles disponibilizaram um FAQ com vários esclarecimentos: YLAI Fellows Program Frequently Asked Questions

 

Além disso, você pode conferir mais informações e fazer a sua inscrição por aqui: YLAI Fellows   

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.