Bolsa Fulbright para doutorado pleno

Bolsa Fulbright para doutorado pleno

O Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América foi criado em 1946 e tem como principal objetivo ampliar o entendimento entre os EUA e outros países. Chegou ao Brasil em 1957 e desde então é representada e administrada por uma organização internacional vinculada aos governos do Brasil e dos EUA: a Comissão Fulbright. Suas bolsas já levaram mais de 4.900 brasileiros para estudar nos Estados Unidos e trouxeram quase 3.400 norte-americanos para o Brasil. A Fulbright oferece bolsas de estudos para o intercâmbio de estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores que queiram fazer a diferença em suas comunidades por meio da pesquisa e do conhecimento

 

 

A cada ano, o Congresso dos EUA direciona fundos para o Departamento de Estado dos EUA para patrocinar o Programa Fulbright. Muitos governos estrangeiros também contribuem substancialmente. Fundos adicionais diretos ou em espécie são fornecidos por instituições americanas e estrangeiras de ensino superior, organizações não governamentais, organizações privadas, parcerias corporativas e doadores individuais.

 

 

O Fulbright é reconhecido por seu processo de seleção baseado no mérito e prestígio acadêmico. Os Fulbrighters vêm de todas as origens e são selecionados independentemente de sua raça, cor, origem nacional, sexo, idade, religião, localização geográfica, status sócio-econômico, deficiência, orientação sexual, ou identidade de gênero.

Os ex-alunos Fulbright dos Estados Unidos e de todo o mundo passaram a alcançar distinção no governo, ciência, artes, negócios, filantropia e educação. Entre as fileiras dos ex-alunos Fulbright estão 61 ganhadores do Prêmio Nobel, 75 bolsistas da Fundação MacArthur, 89 ganhadores do Prêmio Pulitzer e 40 atuais ou antigos chefes de estado ou de governo.

 

 

A Fulbright tem uma página própria para todos os programas que estão abertos e também a previsão para abrir novos – ou seja, dá tempo de se preparar.

 Bolsas – Comissão Fulbright Brasil 

 

 

Inclusive, daremos destaque aqui ao Doutorado pleno em Humanidades, Ciências Sociais, Letras e Artes, da parceria entre a Comissão Fulbright e a CAPES.

 

 

Requisitos

– Ter nacionalidade brasileira e não possuir nacionalidade norte-americana

– Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção;

– Ter diploma de bacharelado ou equivalente, com duração regular mínima de quatro anos;

– Não ter cursado ou estar cursando doutorado ou ter título de doutor em qualquer área do conhecimento;

– Não acumular bolsa ou benefício financeiro, de qualquer natureza, concedido por agência pública federal durante o período de vigência da bolsa pleiteada no edital

– Possuir teste de proficiência TOEFL iBT com nota mínima 102, o teste deve ter sido realizado após 1 de agosto de 2021.

*Caso o candidato ainda vá realizar o teste TOEFL ou GRE (este não obrigatório), indicar os código TOEFL 7522 e código GRE 4438 (Fulbright Commission in Brazil) no formulário de teste.

 

Benefícios

Nos três primeiros anos do doutorado pleno nos EUA, o bolsista receberá os seguintes benefícios:

– Taxas acadêmicas e administrativas, pagas diretamente pelo Programa à Universidade anfitriã

– Estipêndio mensal variável, conforme o campus

– Seguro saúde para o bolsista

– Passagem aérea internacional de ida e volta entre o Brasil e os EUA, em classe econômica, desde que o bolsista conclua o doutorado dentro do prazo de seis anos

– Parcela única de Auxílio instalação no valor de US$ 1.300,00 (um mil e trezentos dólares americanos).

– A partir do quarto ano até a conclusão do doutorado, que deve ocorrer até o sexto ano, a Universidade anfitriã assumirá todos os custos relativos às taxas acadêmicas e administrativas, estipêndios mensais de subsistência e seguro saúde do bolsista.

 

As inscrições vão até 31 de março e você pode conferir as áreas contempladas no site oficial.

Por sermos um centro EducationUSA, a GlobEducar está envolvida na parceria com a Fulbright. Então se quiser estudar no exterior, já sabe com quem falar. 

 

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.