Mulheres e liderança em universidades internacionais

Mulheres e liderança em universidades internacionais

Março é o mês das mulheres e, em homenagem a isso, hoje vamos falar sobre mulheres em posições de liderança das melhores universidades do mundo! Aliás, você sabia que das 200 melhores universidades, apenas 43 são comandadas por mulheres?

 

Pois é, o número pode ser chocante mas neste artigo você vai conhecer uma parte desse time de grandes mulheres. Vamos lá?

 

1. Louise Richardson – Oxford University

 

One in six top universities is led by a woman | THE News

Louise Richardson é vice-chanceler da Universidade de Oxford desde janeiro de 2016. Ela foi anteriormente diretora da Universidade de St Andrews por sete anos (primeira mulher a ocupar este cargo).O foco acadêmico de Richardson tem sido a segurança internacional com ênfase no terrorismo, e tem ensinado o renomado curso de graduação de Harvard em movimentos terroristas nas relações internacionais. Ela deixará seu cargo na Universidade de Oxford em dezembro de 2022 para assumir o cargo de presidente da Carnegie Corporation de Nova York em janeiro de 2023.

 

 

 

2. Carol Christ – University of California, Berkeley

 

Carol T. Christ - WikipediaCarol Christ é a primeira chanceler feminina da Universidade da Califórnia, Berkeley, tendo substituído Nicholas B. Dirks em julho de 2017. Ela foi anteriormente vice-chanceler executiva e reitora de Berkeley entre 1994 e 2000.Ela então se tornou presidente da instituição de Liberal Arts, Smith College, por mais de uma década antes de retornar a Berkeley. Ela é uma renomada estudiosa da literatura vitoriana. Desde que assumiu o cargo presidencial em Berkeley, ela tem trabalhado para combater a violência sexual e o assédio sexual no campus e para criar um plano de moradia a longo prazo para os estudantes.

 

 

 

 

 

3. Alice Gast – Imperial College London

 

President Alice Gast | About | Imperial College LondonAlice Gast é originalmente de Houston, Texas, e completou sua graduação em engenharia química na Universidade do Sul 

da Califórnia e sua pós-graduação na Universidade de Princeton. Ela foi nomeada presidente do Imperial College London em 2014 e

tem liderado a universidade durante os últimos oito anos.

Antes disso, ela foi presidente da Universidade Lehigh, na Pensilvânia. Em 2008, o Instituto Americano de Engenheiros Químicos nomeou Gast um dos 100 melhores engenheiros da “Era Moderna” nos EUA na categoria “Liderança”.

 

 

 

 

4. Amy Gutmann – University of Pennsylvania

 

Amy Gutmann é presidente da Universidade da Pensilvânia desde 2004. Em 2016, foi anunciado que seu contrato continua até 2022, o que a tornará a presidente mais antiga na história da instituição. Ela é uma teórica política premiada e autora de 16 livros sobre política, ética, educação e filosofia.

 

Amy Gutmann — Wikipedia Republished // WIKI 2 A presidência de Gutmann está centrada em três valores fundamentais: inclusão, inovação e impacto. Como parte da adesão a esses valores, Gutmann mais do que dobrou o número de estudantes de famílias de baixa renda, média renda e primeira geração de faculdades que frequentam a Penn, e abriu o Centro Penn para Inovação em 2014. 

 

 

 

 

 

5. Martha E. Pollack – Cornell University

 

Anteriormente reitor da Universidade de Michigan, Martha E. Pollack foi inaugurada como a 14ª presidente da Universidade de Cornell em 2017.  Martha E. Pollack, provost at Michigan, named 14th president | Cornell Chronicle

Sua especialidade de pesquisa é inteligência artificial, para a qual ela contribuiu com trabalho de planejamento,processamento de linguagem natural e reconhecimento de atividades para assistência cognitiva.Enquanto estava na Universidade de Michigan, Pollack recebeu o Goddard Power Award por seus esforços em aumentar a representação e o apoio às mulheres e minorias sub-representadas na ciência e engenharia.

 

 

 

 

6. Minouche Shafik – London School of Economics and Political Science

 

Economista por formação, Minouche Shafik ocupou vários cargos em organizações internacionais e no governo, incluindo o Banco Mundial e o Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido.

 

Minouche Shafik Wants to Restore Trust in Universities 'Under Threat' | FortuneEla também ocupou cargos acadêmicos na Wharton Business School da Universidade da Pensilvânia e na Universidade de Georgetown.

Assumiu seu cargo atual como diretora da London School of Economics and Political Science em setembro de 2017. Ela também foi nomeada Comandante da Ordem do Império Britânico em 2015.

 

 

 

 

 

7. Ana Mari Cauce – University of Washington

 

University of Washington names Ana Mari Cauce as new president - GeekWireAna Mari Cauce é a primeira mulher presidente permanente da Universidade de Washington e a primeira presidente latina. Ela é membro da faculdade da Universidade de Washington desde 1986, tornou-se presidente interina em março de 2015 e foi selecionada para se tornar presidente em outubro de 2015. 

A área acadêmica de Cauce é a psicologia, tendo concluído um mestrado em psicologia e em 1982 um mestrado em filosofia pela Universidade de Yale. Ela então obteve o doutorado da Universidade de Yale em psicologia, com concentração em psicologia clínica infantil e psicologia comunitária. Cauce continua ativa na sala de aula e continua a ensinar e orientar estudantes de graduação e pós-graduação.

 

 

 

 

8. Suzanne Fortier – McGuill University

 

Principal Fortier to step down in August - McGill Reporter

Suzanne Fortier atua como diretora e vice-chanceler da Universidade McGill desde 2013. Seu trabalho de pesquisa se concentra na cristalografia e inteligência artificial, e ocupou cargos no Conselho de Pesquisa em Ciências Naturais e Engenharia do Canadá e na Queen’s University no Canadá.

Ela recebeu muitos prêmios por sua contribuição à ciência, incluindo o prêmio Clara Benson de 1997 por sua contribuição distinguida à química por uma mulher, e o Queen’s University Distinguished Service Award em 2005.

 

 

 

 

 

 

9. Nancy Rothwell – University of Manchester 

 

The Russell Group appoints Professor Dame Nancy Rothwell as its next Chair – India Education | Latest Education News | Global Educational News | Recent Educational NewsNancy Rothwell é a presidente da Universidade de Manchester desde julho de 2010, tornando-se a primeira mulher a presidir a universidade.

Suas pesquisas contínuas no campo da neurociência contribuíram para grandes avanços na compreensão e no tratamento dos danos cerebrais em acidentes vasculares cerebrais e lesões na cabeça.

 

 

 

 

 

 

 

Sabemos que para nós, mulheres, é sempre mais difícil, mas esse post é pra lembrar que podemos fazer, e fazer muito bem! Let’s embrace our fight <3

 

 

De nota de rodapé, gostaria de homenagear o GlobEducar e seu time de 90% mulheres. O trabalho é impecável!

 

 

Fonte: International Women’s Day: top universities led by women e pesquisas internas 🙂

 

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.