Carreira & Meio ambiente: quais os caminhos possíveis?

Carreira & Meio ambiente: quais os caminhos possíveis?

Aquecimento global, efeito estufa, preservação ambiental… Atualmente, há muito o que se discutir, pensar e agir quando o assunto é meio ambiente. Se você é o tipo de pessoa fascinadas pela natureza e apaixonada pela conservação, o Earth Day – dia da terra, comemorado hoje 22 de abril – pode ser um bom pode ser um bom momento para começar a considerar graduações na área de ciência ambiental. Já pensou?

 

“Eu a descreveria como a ciência da interação humana com o mundo natural”, escreveu em um e-mail Brian Snyder, professor assistente do departamento de ciências ambientais da Louisiana State University – Baton Rouge, doutor em ecologia. “Mas isso significa que muitas coisas são ciência ambiental. Energia, agricultura, água e ar são todas partes da ciência ambiental.”

 

Christine Mayer, professora de ecologia no departamento de ciências ambientais da Universidade de Toledo, em Ohio, diz que os alunos que optam por se concentrar neste campo gostam de passar o tempo ao ar livre e explorar seus arredores naturais.

Eles se sentem em casa ao ar livre, seja caminhando, andando de caiaque, pescando ou caçando”, escreveu Mayer, que é ecologista aquático e tem doutorado em recursos naturais, por e-mail. “Essa conexão leva ao desejo de entender como o mundo natural funciona e, mais importante, a um senso de administração e responsabilidade”.

 

Barack Obama Everything GIF

 

Normalmente, os empregos para os graduados nesta área se concentram na prevenção da poluição ambiental, na preservação dos recursos naturais ou na assistência às comunidades prejudicadas pela poluição, dizem os especialistas.

 

Chris Girgenti, gerente da Randall’s Island Park Alliance em Nova York, acrescenta que é possível encontrar carreiras em ciências ambientais dentro e fora da academia no setor público ou privado. Indivíduos com diplomas em ciências ambientais são qualificados para se tornarem pesquisadores ambientais, bem como formuladores de políticas, educadores e profissionais de comunicação focados no meio ambiente, diz ele.

 

Carreiras em Ciências Ambientais

De Direito Ambiental à Ciências Biológicas, as opções são bastante variadas tendo em vista que preocupação com o nosso planeta e a necessidade de cuidar do nosso planeta é gritante e crescente a cada dia. Assim, independente da graduação escolhida, é possível pensar em alguns caminhos:

 

🟢 SETOR PÚBLICO E ONGS

É comum que os graduados em programas de graduação em ciências ambientais encontrem trabalho em agências do governo federal, como a Agência de Proteção Ambiental, o Serviço Nacional de Parques e o Serviço Geológico – seja no Brasil, ou no exterior.

Nessa perspectiva, há ainda a possibilidade de se trabalhar com organizações não governamentais, responsáveis por um papel fundamental de conscientização popular e pressão governamental. Em sua maioria, as organizações são internacionais, como é o caso da Green Peace e WWF, por exemplo. alcançando diversos países e dando ainda possibilidades para aqueles sonham em seguir uma carreira internacional – é o caso

🟢 SETOR PRIVADO

Outra opção é se tornar um cientista ambiental para uma empresa de engenharia ambiental ou encontrar um emprego em uma organização agrícola, por exemplo. Os graduados em ciências ambientais também podem trabalhar como consultores para empresas ou corporações do setor privado, ajudando essas empresas com avaliações de impacto ambiental, acrescenta.

 

Chris Chancey, um recrutador profissional de Houston e fundador da Amplio Recruiting, uma empresa de recrutamento, diz que colocou graduados em ciências ambientais em vários empregos.

“As carreiras na ciência ambiental variam muito de trabalho administrativo a trabalho de campo”, escreveu Chancey em um e-mail. “Dependendo de seus interesses, você pode trabalhar em agências governamentais ou em uma empresa de manufatura, uma empresa de mineração ou organização não governamental, um conservatório ou no mar, em um laboratório ou zoológico.”

De acordo com o Bureau of Labor Statistics, o salário médio anual para cientistas e especialistas ambientais dos EUA em 2018 foi de US$ 71.180. A agência prevê que o número de vagas de emprego nos EUA para cientistas e especialistas ambientais será 8% maior em 2028 do que em 2018. O crescimento de empregos nesse campo será 3 pontos percentuais maior do que a taxa média de crescimento de empregos esperada entre todas as ocupações dos EUA entre 2018 e 2028, que é de apenas 5%, de acordo com a previsão de empregos da agência.

 

🟢 ÁREA ACADÊMICA

“Com um diploma de bacharel, as oportunidades não são imediatamente óbvias”, escreveu Newton, que possui bacharelado, mestrado e doutorado em ciências ambientais, por e-mail. “Ajuda ter uma ênfase ou menor e, em seguida, você deve ser ativo na busca de oportunidades dentro de sua especialidade. Um bacharelado em ciências ambientais pode ser muito geral para encontrar um bom emprego direto da universidade sem alguma área de foco. ”

Ele explica que os indivíduos com mestrado em ciências ambientais tendem a ter um foco acadêmico muito particular, o que os ajuda a descobrir oportunidades de trabalho. “Os alunos terão se especializado em um assunto muito específico e podem ser conectados a potenciais empregadores por meio de seus supervisores”, diz ele.

Um Ph.D. diploma em ciência ambiental é uma credencial valiosa, acrescenta Newton. “Um Ph.D. pode parecer limitante para graduados que pensam que devem permanecer em seu campo de pesquisa, mas, na realidade, empresas de muitos setores estão dispostas a contratar recém-formados de Ph.D. fora de sua área de especialização”, acrescenta Newton. . “Isso provavelmente se deve ao número de habilidades transferíveis adquiridas durante um doutorado. Os graduados mais recentes de doutorado esquecem que desenvolveram habilidades de escrita, apresentação e gerenciamento de tempo que os empregadores desejam.”

Alguém que tem um Ph.D. em ciências ambientais e quem quer trabalhar como pesquisador pode encontrar posições adequadas no governo ou na academia, diz Newton. “As oportunidades para avançar em ambos os setores serão muito maiores com um Ph.D. do que com apenas um mestrado ou bacharelado”, diz ele.

 

| texto adaptado e traduzido de Us News.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.