Pós-Graduação no Internacional: MBA, LLM, MFA… o que é?

Pós-Graduação no Internacional: MBA, LLM, MFA… o que é?

Quando falamos de mestrado tradicional ele é estritamente um programa de pós-graduação na área de pesquisa e ensino. Os programas de mestrado acadêmico duram em média dois anos e incluem extensa pesquisa sobre um tema específico. Ao final do curso, é necessário apresentar uma dissertação de mestrado explicando o conteúdo, metodologia, fundamentação teórica, análise e resultados do estudo. Aqui vamos mostrar outros tipos de pós-graduação, mais práticas e específicas, já consolidadas internacionalmente e ganhandp espaçõ no educacional brasileiro. 

 

 

MBA – Master of Business Administration

 

Este é um curso de pós-graduação lato sensu para profissionais que desejam adquirir ou aprofundar conhecimentos nas áreas de gestão e administração. Lato sensu significa “em um sentido amplo”. No universo acadêmico, o termo refere-se a cursos destinados a algum tipo de especialização na área de interesse ou atividade profissional.

Embora classificados como programas de pós-graduação, possuem algumas peculiaridades e diferem de outros programas na forma. Uma das principais características de um MBA é o foco na aquisição de conhecimento por meio de atividades práticas. Questões financeiras, de marketing, operacionais, estratégicas e de liderança devem ser abordadas.

Um MBA é uma profissão que deve abordar problemas nas áreas de gestão e negócios. O conteúdo é voltado para o mercado profissional, e a metodologia é propícia ao desenvolvimento dos alunos com casos reais.

 

 

LLM – Latin Legum Magister ou Master of Laws

 

LLM é um curso destinado a expor os alunos às perspectivas de diferentes sistemas jurídicos. Entre eles, tome-se como exemplo o sistema de direito consuetudinário adotado pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido. O LLM é considerado uma profissão de alta performance que prepara juristas para atuar em escala global de acordo com as leis mais recentes. A abordagem curricular tem foco na prática, capacitando profissionais que podem estar imersos em discussões e demandas para além do conteúdo jurídico básico oferecido por outras profissões.

No Brasil, o LLM é um amplo programa de pós-graduação que inclui programas especializados, incluindo aqueles designados como MBA (Master of Business Administration), e programas de pós-graduação.

Por se tratar de um credenciamento reconhecido mundialmente, é comum que os bacharéis em direito estudem no exterior para o LLM, conhecido como Masters Abroad.

 

 

MFA – Master of Fine Arts

 

Um Mestrado em Belas Artes (MFA ou M.F.A.) é um diploma terminal em Belas Artes, incluindo artes visuais, escrita criativa, design gráfico, fotografia, cinema, dança, teatro, outras artes cênicas e, em alguns casos, administração de teatro ou administração de artes. O curso é principalmente de natureza aplicada ou performática, com o programa muitas vezes culminando em uma exposição de tese ou performance.Um mestrado significa que um artista profissional completou uma série de cursos rigorosos em sua forma de arte e sinaliza que alguém é adepto de sua arte escolhida, seja um campo tecnologicamente intensivo como design gráfico ou edição de filmes, ou uma forma de arte livre de tecnologia como o desenho. Um MFA é uma credencial de nível superior, o que significa que antes de obter um MFA, você normalmente precisa de um diploma universitário.

Além disso, ter um MFA dá as credenciais necessárias para ensinar cursos em sua forma artística em faculdades e universidades, e dá conhecimento suficiente de sua disciplina artística para oferecer críticas atenciosas.

 

 

MPA – Masters of Public Administration

 

Um mestrado em administração pública (MPA) é um mestrado em assuntos públicos que prepara os beneficiários para servir em cargos executivos no governo municipal, estadual e federal e em organizações não-governamentais (ONGs). O MPA é o equivalente do setor público a um MBA. O foco do programa centra-se nos princípios da administração pública, desenvolvimento e gestão de políticas, e implementação de políticas. Ele também prepara o candidato para lidar com os desafios específicos enfrentados na administração pública. Um MPA é um mestrado em assuntos públicos que prepara os beneficiários do diploma para servir em cargos governamentais de nível executivo e organizações não-governamentais (prefeitos, secretários). Se você estiver interessado em trabalhar globalmente, um MPA é uma boa escolha. Os candidatos ao MPA devem possuir um diploma de bacharelado em uma faculdade ou universidade credenciada. Os graduados do MPA frequentemente encontram empregos em cargos de gerência de nível superior.

 

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.