Bolsas para mestrado em inglês na Bélgica – Universidade de Gante
A Universidade de Gante – Ghent University possui o programa Top-up Grants, que oferece bolsas e outros benefícios para estudantes de países participantes da Assistência Oficial ao Desenvolvimento – ODA (para saber quais são, só clicar aqui).
O Top-Up Grants é destinado para novos alunos admitidos na universidade em cursos de mestrado ministrados em inglês. A universidade possui as áreas mais diversas de estudo inglês, com mais de 60 cursos em: saúde, biologia, matemática, economia, humanidades, direito, engenharia… A lista completa está aqui.
Sobre a bolsa
Os alunos beneficiados recebem redução das mensalidades, além de um auxílio de 1000 euros por mês e seguro all-in (saúde, responsabilidade civil e repatriação). Cuidado, as bolsas não são integrais, por isso, para ir, é essencial ter outra fonte de financiamento para manter-se no país.
O programa abrange dois anos, mas, para ser renovado para o segundo ano, é necessário ter completado 54 créditos no primeiro ano de estudos.
Como aplicar?
A aplicação para é bolsa é feita “dentro” aplicação para os programas de pós-graduação na universidade – são enviados juntos, mas é necessário preencher um formulário específico. Eles também recomendam indicar na secretaria do curso para reforçar a candidatura.
Os documentos necessários são:
– Cópias do diploma e do histórico acadêmico
– Cópia do passaporte
– Documento explicando o sistema de educação brasileiro (ou de onde você estudou)
– Currículo
– Cartas de recomendação
– Certificação de conhecimento em inglês (testes de proficiência)
– Formulário de candidatura
*atenção, os documentos devem ser legalizados conforme exigências do governo belga
Seleção
Deadline: 01 de abril.
Ao final das candidaturas, o coordenador de cada curso proporá os nomes de três candidatos à Comissão de Cooperação para o Desenvolvimento. O Comitê de Cooperação para o Desenvolvimento faz uma seleção das solicitações com base nas recomendações obtidas de um grupo de trabalho deste Comitê. Depois de encaminhado para análise do Comitê Executivo da Universidade de Gand , as respostas serão dadas em maio.
Os critérios para concessão de benefícios incluem elegibilidade, não há limite de idade, mas são preferíveis estudantes com menos de 40 anos, e a relevância do curso para os desenvolvimentos no país de origem do aluno. A decisão sobre os nomes dos selecionados será tomada em maio.
Se quiser encontrar mais oportunidades como essa, só nos acompanhar!