College List: como escolher a universidade certa

College List: como escolher a universidade certa

No nosso artigo sobre sobre autoconhecimento, entendemos que o “passo zero” era fundamental para entendermos nossas prioridades, habilidades, paixões e, principalmente, o que queremos, e assim seguir de forma mais focada para o nosso PRIMEIRO PASSO: escolher a universidade certa.

 

Com mais de 4 mil instituições, apenas nos Estado Unidos, credenciadas e disponíveis para que o aluno escolha aquela que melhor se encaixa à sua personalidade, interesses, objetivos e sonhos, o primeiro passo parece simples, mas é muito importante para toda a sua candidatura: pesquisar a suas opções. 

E, justamente, pela enorme variedade de instituições, separamos alguns fatores que consideramos importantes de serem avaliados durante o processo de pesquisa e escola:

 

1) Tipo de instituição e credenciamento

2) Programas e áreas de estudo

3) Ambiente acadêmico e corpo docente

4) Processo de candidatura

5) Serviços para alunos e ambiente social

6) Localização e tamanho da universidade

 

 

O que é o College List?

 

A (famosa) College List nada mais é do que a sua lista de opções! E apesar de parecer simples, o processo de escolha de universidades para as quais o aluno deve aplicar vai muito além do que uma questão de afinidade, envolvendo outro aspectos como financiamento, interesses pessoais, além dos próprios interesses da universidade.

 

Se tomarmos como exemplo os Estados Unidos, onde existem mais de 4 mil instituições de ensino superior, e fizermos algumas perguntas, é possível entender o desafio e a importância dessas escolhas: Quais universidades ofertam o curso/áreas que você tem interesse? Você prefere uma universidade maior ou menor, com mais proximidade com colegas e professores? Qual o tipo de instituição – de 4 anos anos ou um Community College? A universidade oferece bolsas de estudos adequadas a sua necessidade?

 

Algo te lembrou do nosso papo sobre autoconhecimento? Bom, esses são alguns questionamentos que precisam ser feitos durante esse processo, afinal de contas, é a partir da College List que você irá seus esforços financeiros e intelectuais para construir uma candidatura de acordo com a necessidade de cada universidade

 

Recursos

 

Abaixo listamos alguns recursos e ferramentas que podem te ajudar nessa pesquisa;

 

1) College Board: Além de muita informação sobre testes, o site possui uma seção especial para que você possa filtrar as universidades e obter referências mais precisas.

2) College Essay Guy: O site disponibiliza muitas ferramentas, exercícios e informações gerais que vão te auxiliar bastante no processo de escolha.

3) Participar dos eventos das universidades que você está de olho e feiras que recebem várias universidades, como é o caso da Feira EducationUSA -que acontece anualmente. 

4) Entrar em contato com alunos das universidades: Algumas instituições já disponibilizam, no próprio site, contatos de alunos internacionais que você pode se conectar, mas existem outros grupos e comunidades, como é o caso do grupo do BRASA, o BSCUE no facebook, que reúne estudantes brasileiros espalhados nas mais diversas universidades ao redor do mundo.

 

Dicas de ouro

 

Por fim, reunimos 3 DICAS DE OURO para você ter sempre em mente e colocar em prática ao longo dessa jornada! Confira:

 

1) Tenha uma mente aberta: Esteja disposto para conhecer instituições que você talvez não tenha pensado numa primeira opção. Observe se seus valores refletem o da universidade, se dão a ajuda financeira que você precisa, entre outras coisas.

 

2) Participe dos eventos das universidades e feiras : É nesses eventos que você, normalmente, obtém informações que não estão no site das universidades.

 

3) Não tenha medo de mandar email: A universidade tem interesse que você a conheça e, por isso, estão super disponíveis para te ajudar. Mas cuidado, nada de mandar email com perguntas que poderiam ser facilmente respondidas com uma pesquisa no próprio site.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.